Categorias: Policial

‘Operação Papel Timbrado’ visa combater fraudes em licitações e desvio de recursos

Em comunicado a imprensa, o Grupo de Atuação Especial contra o Crime Organizado (GAECO) do Ministério Público do Estado da Paraíba, por força de decisão proferida pelo juízo de direito da 6ª Vara Criminal da Capital, deflagrou na manhã desta quinta-feira (21), juntamente com o GAECO/PE, com a Delegacia de Combate ao Crime Organizado (DECCOR), com a Promotoria de Santa Luzia/PB e com a Polícia Militar (CHOQUE), o cumprimento de 06 (seis) mandados de busca e apreensão, na quinta etapa da Operação denominada de “Papel Timbrado”.

A nova operação tem como objetivo para combater crimes de fraude à licitação e desvio de recursos públicos, em João Pessoa/PB, Santa Luzia/PB e na capital pernambucana.

Segundo se apurou, empresários investigados e já denunciados pelo MPE (GAECO), ao tempo da citada operação, por participação em organização criminosa, em conluio com servidores integrantes do Departamento de Estrada e Rodagem da Paraíba (DER) (então chefe da DCM e integrantes da Comissão Permanente de Licitação) fraudaram procedimento licitatório (Convite no 07/13) relacionado à construção do aterro de acesso à ponte sobre o Rio Estivas (PB 041) e contribuíram para o desvio e a apropriação dos recursos públicos dele provenientes, em prejuízo estimado em R$ 154.000,00 (cento e cinquenta e quatro mil reais) aos cofres públicos do Estado.

Os mandados de busca e apreensão foram direcionados, em João Pessoa/PB: à sede do DER e às residências de mais 03 (três) alvos, dentre os quais, integrante e ex-integrante do corpo de servidores daquele órgão. Em Santa Luzia/PB: à sede da CONSULTORIA E CONSTRUÇÕES SANTA LUZIA LTDA. – ME. E, em Recife, à residência do então engenheiro da empresa MONTE BELLE LTDA. – ME, beneficiada na licitação fraudulenta.

Pelos fatos praticados, os investigados envolvidos na trama, de acordo com suas responsabilidades, irão responder pelos crimes previstos nos seguintes artigos: art. 90 da Lei no 8.666/93 e 312 do Código Penal.

 

 

Redação

Últimas notícias

STTP vai suspender atendimento ao público nesta quinta-feira em função da morte do jornalista Astrogildo Pereira

A Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos de Campina Grande (STTP) informou que o antendimento…

3 de fevereiro de 2026

Edvaldo Neto anuncia vereador Edglêi Ramalho como pré-candidato a vice em Cabedelo

O prefeito de Cabedelo, Edvaldo Neto (Avante), oficializou nesta terça-feira (3) o nome de seu…

3 de fevereiro de 2026

“Desliga a câmera”: Emerson Panta surge deitado em cama durante transmissão oficial de sessão da ALPB

A sessão de abertura dos trabalhos da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) em 2026 foi…

3 de fevereiro de 2026

Efraim Filho admite diálogo político com Hugo e Nabor, mas descarta anúncio de alianças ‘no momento’

Pré-candidato ao Governo do Estado em 2026, o senador Efraim Filho (União Brasil) admitiu, durante…

3 de fevereiro de 2026

Adriano Galdino garante equilíbrio dos debates na ALPB mesmo em ano eleitoral

O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), deputado estadual Adriano Galdino (Republicanos), afirmou nesta…

3 de fevereiro de 2026

Preço do litro da gasolina reduz em postos de JP e já por ser encontrado por R$ 5,75; saiba onde

Pesquisa de preços para combustíveis realizada pelo Procon de João Pessoa encontrou o menor preço…

3 de fevereiro de 2026