Medo e apreensão para os usuários do sistema de transporte público de João Pessoa. Os furtos dentro dos ônibus em João Pessoa cresceram 84,8% em um ano e passaram a representar a maior parte dos crimes registrados nos coletivos da capital, pois os regitros de roubos caíram.
Segundo os dados são da Polícia Civil da Paraíba, em 2025, foram registrados 61 furtos em ônibus em João Pessoa, contra 33 casos em 2024. Com isso, esse tipo de crime, que ocorre sem uso de violência, passou a representar 70,9% de todas as ocorrências registradas dentro dos coletivos da capital no ano passado.
Enquanto os furtos cresceram, os roubos no ônibus municipais apresentaram queda. Em 2025, foram 25 roubos em coletivos. Em 2024, o número foi de 33, e em 2023 chegou a 64 casos.
A redução em relação ao pico registrado há dois anos supera 60%, segundo o levantamento da Polícia Civil.
O superintendente da Polícia Civil, Cristiano Santana, afirma que a queda está ligada ao trabalho investigativo da Delegacia de Crimes Contra o Patrimônio. Segundo ele, há mapeamento das áreas com maior incidência, identificação de suspeitos e cumprimento de mandados de prisão.
Redação
