Foto: Divulgação
Uma ação das Polícias Civil e Militar na manhã desta quinta-feira (03) tem como alvo duas facções criminosas envolvidas numa disputa violenta, que resultou em quatro execuções nos três primeiros meses de 2025 na cidade de Santa Luzia. A ação da Delegacia de Santa Luzia, vinculada à 15ª Delegacia Seccional de Polícia Civil de Patos — em conjunto com a Polícia Militar — cumpre 12 mandados judiciais.
A operação envolveu a atuação de 150 policiais civis e militares das Delegacias de Santa Luzia, Delegacia de Homicídios e Entorpecentes de Patos (DHE), Delegacia de Roubos e Furtos de Patos (DRF), Delegacia de Teixeira, Delegacia de São Mamede, Delegacia da Mulher (DEAM), 1ª DD de Patos, 3ª Superintendência de Patos e Policiais Militares integrantes do 3º Batalhão de Polícia Militar de Patos.
Segundo o delegado Rodrigo Monteiro, Delegado Seccional de Patos, a operação busca atingir duas organizações criminosas rivais. Esses grupos estão sendo investigados por estarem envolvidos em sete homicídios ocorridos entre os meses de setembro do ano passado e março deste ano na cidade de Santa Luzia.
Segundo o delegado Eduardo Luna, titular da Delegacia de Santa Luzia, o conflito entre os grupos teve início após integrantes saírem de uma das organizações em agosto do ano passado e passarem a fazer parte da facção rival.
Essas disputas vêm acontecendo, de forma predominante, nos bairros da Vila e Monte.
A Polícia Civil, em ação conjunta com a Polícia Militar, tem atuado com rigor e eficiência na elucidação dos crimes, prisão dos envolvidos e desarticulação das facções criminosas responsáveis por boa parte da violência registrada no município.
No primeiro trimestre foram cumpridos 11 (onze) mandados de prisão relacionados a crimes contra a vida somente em 2025, com todos os casos devidamente investigados e os autores identificados e presos, inclusive o homicídio ocorrido em 27 de março, que já está sendo investigado com prioridade e faz parte da OPERAÇÃO ASFIXIA.
Em novembro de 2024, foi deflagrada a OPERAÇÃO COLOSSO, que, até o momento, já prendeu 18 pessoas. Entre os investigados, que tiveram a prisão decretada, estão executores dos crimes e mandantes, suspeitos de planejarem e tornarem os ataques possíveis, escolherem os alvos e fornecerem pessoas e materiais, como armas. Também foram alvos da operação lideranças das organizações criminosas que atuavam em Santa Luzia.
PB Agora
Acompanhe o PB Agora nas redes:
Em 2018, como um furacão decidido, Julian Lemos entregou-se de corpo e alma à candidatura…
Começa nesta terça-feira (9) o período de pré-matrícula para o ano letivo de 2026 na…
A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), aprovou por unanimidade o Programa Integrado Patrulha Maria da…
O deputado estadual Júnior Araújo (PSB) afirmou, nesta terça-feira (9), em entrevista à CBN João…
O secretário de Educação da Paraíba e deputado estadual licenciado, Wilson Filho (Republicanos), comentou nesta…
Em pronunciamento na tribuna do Senado Federal nesta segunda-feira (8), o senador Veneziano Vital do…