Categorias: Policial

Força-tarefa resgata 90 animais e intensifica ações contra maus-tratos

Com a chegada do fim de ano, cresce o número de casos de abandono de animais domésticos. Para enfrentar esse problema, o Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), em parceria com a Secretaria de Saúde, Secretaria de Segurança e Defesa Social, Secretaria de Comunicação, Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Batalhão de Polícia Ambiental e a Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup), está intensificando a campanha “Respeite Todas as Vidas: Maltratar Animais é Crime”, que tem como objetivo conscientizar a população sobre a responsabilidade na guarda de animais e sobre as consequências legais do abandono e dos maus-tratos.

Lançada em outubro deste ano, a iniciativa reúne uma força-tarefa voltada à prevenção, fiscalização e educação. Desde então, duas ações integradas foram realizadas nos municípios de Campina Grande e Patos, resultando na averiguação de 36 alvos e em 12 prisões em flagrante por maus-tratos. Também foram instaurados quatro inquéritos por portaria e realizadas sete conduções para ajuste de conduta. As equipes resgataram 37 cães e um gato em situação de maus-tratos, além de apreenderem 52 aves silvestres, incluindo três espécies ameaçadas de extinção. As operações ainda resultaram no lavramento de um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e na aplicação de multas que totalizam R$ 71.448,48.

Para a secretária de Estado do Meio Ambiente e Sustentabilidade, Rafaela Camaraense, o envolvimento da sociedade é decisivo no enfrentamento do abandono e dos maus-tratos. “É fundamental que toda a sociedade se una no enfrentamento ao abandono e aos maus-tratos. Proteger os animais é um compromisso coletivo, que exige atenção, responsabilidade e ação. Cada denúncia e cada atitude de cuidado fazem a diferença para garantirmos um ambiente mais justo, humano e seguro para todas as vidas.”

No mês de dezembro, a campanha nacional “Dezembro Verde” reforça o alerta para o aumento dos casos de abandono e lembra que a prática é crime no Brasil. A Lei Federal 9.605/1998 tipifica como infração penal qualquer ato de crueldade contra animais silvestres, domésticos ou exóticos, com previsão de detenção e multa. Já a Lei Sansão (14.064/2020) endureceu as penalidades quando os crimes envolvem cães e gatos, ampliando o tempo de reclusão e reforçando a necessidade de proteção e respeito.

Canais de Denúncia

Casos de maus-tratos ou abandono podem ser denunciados pelos seguintes canais:
190 – Polícia Militar
197 – Disque Denúncia da Polícia Civil

PB Agora

Últimas notícias

Caso Master: dinheiro jogado pela janela durante operação da PF reascende memória de caso na PB

Uma cena inusitada marcou a terceira fase da Operação Barco de Papel, da Polícia Federal,…

11 de fevereiro de 2026

Jhony Bezerra publica mensagem enigmática e aumenta rumores de rompimento com o Governo

O clima nos bastidores políticos da Paraíba voltou a se movimentar na tarde desta quarta-feira…

11 de fevereiro de 2026

Inmet emite alerta de chuvas intensas para João Pessoa e mais 100 cidades da Paraíba

Os paraibanos devem ficar atentos às mudanças no tempo nas próximas horas. O Instituto Nacional…

11 de fevereiro de 2026

Em meio a cautela sobre 2026, Pedro admite desejo de disputar PMJP; ouça!

O ex-deputado federal Pedro Cunha Lima (PSD) revelou nesta quarta-feira (11) em entrevista à Arapuan…

11 de fevereiro de 2026

Oposição na CMJP inicia coleta de assinaturas para CPI sobre facções nas eleições de 2024

Vereadores da bancada de oposição na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) começaram ontem terça-feira…

11 de fevereiro de 2026

Servidores da PMCG ocupam gabinete do prefeito Bruno e cobram salários atrasados

Servidores da Prefeitura de Campina Grande, no Agreste da Paraíba, ocuparam nesta quarta-feira (11) os…

11 de fevereiro de 2026