Categorias: Policial

Esquema em AL desviava merenda para pagar uísque; PF/PB colaborou com investigação

PUBLICIDADE

VIZINHO: esquema em AL desviava merenda para pagar uísque; PF da Paraíba colaborou com investigação

Operação da Polícia Federal mira ex-prefeita, vice-prefeita, secretários e ex-secretários de 12 cidades; cinco já estão presos

A verba para merenda dos alunos da rede pública de ensino de Maceió e de mais 12 cidades de Alagoas estava sendo desviada para compra de ração de cães, vinho e uísque. Pelo menos nove pessoas acusadas de participação no esquema estão presas temporariamente na sede da Polícia Federal em Maceió. Outras sete são procuradas. A farra com o dinheiro público teria custado mais de R$ 8 milhões.

Entre os envolvidos estão atuais e ex-secretários municipais, mulheres de prefeitos, uma vice-prefeita e a ex-prefeita da cidade Estrela de Alagoas, Angela Garrote – que já esteve envolvida na Operação Caetés, também da Polícia Federal, deflagrada no fim do ano passado.

As prisões, buscas e apreensões estão sendo executadas pela força-tarefa que conta com a participação da Controladoria-Geral da União e Procuradoria da República em Alagoas. A operação, batizada de Mascotch, foi iniciada na manhã de ontem.

Em nota distribuída à imprensa, o Ministério Público Federal afirmou que uma "apuração rigorosa é essencial para evitar que maus gestores da merenda escapem da responsabilização".

Para o procurador da República José Godoy, que deve receber da PF o relatório do inquérito nos próximos dias, "é inadmissível que crianças, adolescentes e jovens, em inúmeros casos dependentes da merenda como única alimentação, tenham a nutrição prejudicada por aqueles que tratam a coisa pública como sua propriedade".

"O duro foi ver as crianças reclamando, dizendo que não chegava merenda nas escolas dessas prefeituras", comentou o delegado da PF, André Santos, indignado com o golpe.

O nome escolhido para a operação, segundo a Polícia Federal, é uma referência às compras pessoais e aos produtos sofisticados comprados com o dinheiro da merenda escolar. Entre os produtos relacionados pela PF estavam uísque 12 anos, ração para cães e caixas de vinho.

Mandados de prisão. De acordo com a superintendência da PF de Alagoas, estão sendo cumpridos 16 mandados de prisão temporária e 28 mandados de busca e apreensão em Maceió e nos municípios de Arapiraca, Limoeiro de Anadia, Jacaré dos Homens, Quebrangulo, Feira Grande, Traipu, Lagoa da Canoa, Girau do Ponciano, Poço das Trincheiras, Senador Rui Palmeira, Belo Monte e Estrela de Alagoas.

Segundo a assessoria de comunicação da PF, a Mascotch é um desdobramento da Operação Caetés – executada em outubro – que investigou um esquema de desvio de recursos da alimentação escolar envolvendo gestores públicos e comerciantes.

O trabalho de investigação, agora, envolve 28 equipes de policiais federais e auditores da Controladoria-Geral da União e conta com a participação de servidores de Pernambuco, Rio Grande do Norte, Paraíba e Sergipe.

"Com a obtenção de novas provas, consistentes em processos licitatórios, controles de estoque de alimentos, notas fiscais, notas promissórias, bem como confissões, delações e testemunhos, a Polícia Federal fez uma representação pelas prisões e buscas", informou a assessoria da PF, por meio de nota.
Ainda de acordo com a PF, a operação tem o objetivo de "demonstrar cabalmente todo o esquema de malversação de verbas públicas estruturado para apropriação de recursos destinados pelo governo federal ao custeio da merenda escolar e que se revelou maior do que inicialmente projetado".

Cargos. As funções ocupadas pelas pessoas com mandados de prisão expedidos são a primeira-dama e o ex-secretário municipal de Finanças de Belo Monte; a secretária de Educação de Craíbas; a ex-prefeita e a secretária de educação de Estrela de Alagoas; a primeira-dama, a secretária de Educação, a secretária de Assistência Social e a ex-secretária de Finanças de Lagoa da Canoa; a primeira-dama e o secretário de Administração de Limoeiro de Anadia; a vice-prefeita, a primeira-dama, a secretária de Assistência Social, o secretário de Indústria e ex-secretário de Administração de Traipu.


Operação

R$ 8 milhões destinados a merenda escolar foram desviados; 5 suspeitos de participar no esquema foram presos pela PF
 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Mídia nacional aponta que Paraíba é o estado que mais cresce do Nordeste e surpreende especialistas

A Paraíba tem chamado a atenção da mídia nacional como uma das maiores surpresas do…

14 de dezembro de 2025

Ato em João Pessoa reúne políticos e entidades contra PL da Dosimetria

Na manhã deste domingo (14), políticos, sindicatos, associações e diversas instituições realizaram um ato público…

14 de dezembro de 2025

Lucas Ribeiro sinaliza avanços nas articulações políticas visando as eleições e espera novos anúncios já na próxima semana

O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro (PP), pré-candidato ao governo estadual em 2026, afirmou que…

14 de dezembro de 2025

Moraes autoriza Bolsonaro a ser submetido a ultrassom na prisão

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), aceitou o pedido da defesa…

14 de dezembro de 2025

Homem morre ao colidir com caminhão parado no bairro do Cristo, em João Pessoa

Um homem morreu na madrugada deste domingo (14) após um acidente de trânsito no bairro…

14 de dezembro de 2025

Hugo anuncia renúncia de Carla Zambelli e convoca suplente para assumir mandato

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos), anunciou neste domingo (14) que a…

14 de dezembro de 2025