Categorias: Policial

Escapamento aberto ou modificado de motos é infração grave, explica comandante do BPTran

A cada ano que passa, a Região Metropolitana de João Pessoa parece se tornar uma região mais urbanizada, movimentada e barulhenta. Obras em andamento, caminhões e carros passando, carros de som anunciando. São vários os sons em toda região metropolitana que se misturam ao nosso dia-a-dia, principalmente no chamado ‘horário comercial’. Mas há dois tipos de ruídos que se espalham principalmente pela capital em horários inconvenientes, e que são nocivos aos ouvidos do cidadão: 1) o que sai do som automotivo com volume muito alto;  2) o das motocicletas barulhentas, com escapamento modificado. Nesta reportagem, vamos nos focar principalmente na questão das motos barulhentas e para isso ouvimos o tenente-coronel Jucier Pereira de Lima, comandante do BPTran.

Encarregado de eliminar o ruído do motor, o silenciador do escapamento é um item importante para deixar as motocicletas sonoramente mais agradáveis, quando estas circulam pelas cidades. Entretanto, em busca de um barulho mais possante ou uma estética mais agressiva, há motociclistas que instalam escapamentos esportivos que, em muitos casos, deixam o nível de ruído do veículo mais elevado. Há ainda os que furam o escapamento ou retiram o miolo silenciador – aumentando o ronco consideravelmente . E como o escapamento é responsável por controlar a liberação dos gases pelo motor, sua troca/retirada pode fazer com que a emissão de fumaça pela moto seja maior.

Não é pela questão de barulho, mas um cano defeituoso, inoperante ou quando a motocicleta está sem o escape. Pelo barulho, o condutor diria que não aferimos, já que não utilizamos esse tipo de equipamento. O problema é que o veículo apresenta um cano com defeito ou inoperante. Seja numa blitz ou num flagrante em deslocamento, dá remoção. A motocicleta só não seria levada se o condutor consertasse na hora, mas como é quase impossível que isso aconteça, vai para o pátio do Detran (Departamento Estadual de Trânsito) e só pode ser retirada após a quitação de todas as pendências administrativas e a moto estar dentro do padrão”, disse Jucier.

 

Redação

Últimas notícias

Entre a cortina de ferro e a liberdade!

A China é um país híbrido: fechado em algumas áreas, mas, na esfera mais proveitosa,…

16 de fevereiro de 2026

Jovem é assassinado a tiros após ser atacado por dupla em motocicleta na madrugada desta segunda-feira em JP

Na madrugada desta segunda-feira (16), um jovem de 27 anos foi morto com vários disparos…

16 de fevereiro de 2026

Feridos em ataque a tiros na Grande JP seguem internados; três pessoas morreram e cinco suspeitos foram detidos

Três das seis pessoas que foram feridas em ataque a tiros durante uma festa em…

16 de fevereiro de 2026

Desfiles de ala ursas e maracatus animam Carnaval Tradição nesta segunda-feira

Os desfiles do Carnaval Tradição de João Pessoa desta segunda-feira (16) movimentam a cidade com…

16 de fevereiro de 2026

Paquetá desencanta, Flamengo vence Botafogo e vai à semi do Carioca

Ameaçado, em determinado momento da primeira fase, de ter que disputar um quadrangular para não…

16 de fevereiro de 2026

Abono salarial PIS/Pasep inicia 1º pagamento; saiba se vai receber

O pagamento do abono salarial PIS/Pasep 2026, referente ao ano-base 2024, começa nesta segunda-feira (16).…

16 de fevereiro de 2026