Categorias: Policial

Efraim participa da posse do Comitê de combate a furtos de veículos

 O deputado Efraim Filho (DEM/PB) participou, nesta terça-feira (20), no Ministério da Justiça, da posse do Comitê Gestor de combate a furtos e roubos de veículos e cargas. O parlamentar intermediou a negociação para implantação efetiva do comitê, que era uma reivindicação antiga do setor. Com isso todas as entidades e órgãos deverão fornecer informações para construção de um banco de dados que será utilizado por todos os organismos de combate a esse tipo de crime.

 

De acordo com o congressista quem adquire mercadoria ilegal também pratica crime. Efraim filho é o autor do projeto de lei (PL 1530/2015) que cria medidas de prevenção e repressão ao contrabando. Na sua avaliação é necessárias medidas como esta, para inibir as práticas criminosas. “É algo extremamente nocivo, o roubo de cargas e o contrabando que financiam o crime organizado e deteriora o mercado de trabalho”, declarou Efraim, firmando parceria com o Ministério da Justiça e Cidadania.

 

O Comitê será responsável por definir diretrizes para disciplinar a implantação do Sistema Nacional de Prevenção, Fiscalização e Repressão ao Furto e Roubo de Veículos e Cargas. Os membros são representantes de órgãos como DNIT, ANTT, DENATRAN, CONCPC, CNCG e CONFAZ, responsáveis pelos procedimentos de fiscalização e repressão ao furto e roubo de cargas.

 

Uma das primeiras ações do grupo de trabalho será a entrega de um cronograma de acompanhamento com as reuniões periódicas. Os diálogos e ações definidas nesses primeiros encontros e, de acordo com o ministro Alexandre de Moraes, poderão fazer parte do Plano Nacional de Segurança Pública a ser finalizado durante a segunda quinzena de janeiro de 2017.

 

Os trabalhos do Comitê Gestor serão conduzidos de forma integrada. A ideia é unir representantes da sociedade civil para chegar a uma fórmula mais eficaz de combate a crimes que trazem prejuízos gigantescos; não só às empresas, mas também à economia.

 

O presidente do comitê gestor, coronel Adilson Pereira de Carvalho, frisou que o grupo tem a seu favor a legislação e é composto por profissionais de todas as áreas.

 

Na ocasião o deputado Efraim Filho conversou com o ministro Alexandre de Moraes sobre a segurança pública na Paraíba e solicitou a liberação de recursos para intensificar os projetos do Estado. Para o parlamentar é necessário mais investimento no setor para evitar que a população sofra tanto. “Solicitei recursos para implementar programas e projetos construídos pela Secretaria de Estado da Segurança Público porque a violência está cada vez maior e é necessário ampliar não só o número do efetivo como também investir em novas tecnologias de combate ao crime”, afirmou Efraim.

 

PB Agora

Últimas notícias

Veneziano destaca simbolismo da chegada de Pedro ao grupo: “Demonstração de desprendimento”

O senador Veneziano Vital do Rêgo, presidente estadual do MDB na Paraíba, destacou nesta sexta-feira…

30 de janeiro de 2026

Fábio Ramalho anuncia apoio à pré-candidatura de Cícero Lucena e não descarta possibilidade de ocupar vaga de vice

O deputado estadual Fábio Ramalho, presidente do PSDB na Paraíba, também anunciou nesta sexta-feira (30),…

30 de janeiro de 2026

Lucas Ribeiro celebra permanência de Jhony Bezerra na base governista mesmo após mudança partidária

O vice-governador da Paraíba e pré-candidato ao Governo do Estado, Lucas Ribeiro (PP), celebrou a…

30 de janeiro de 2026

Sisu 2026: UFPB divulga resultado da chamada regular; matrículas começam segunda-feira

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) divulgou, nesta sexta-feira (30) o resultado da chamada regular…

30 de janeiro de 2026

Saúde de JP alerta sobre dupla de falsos agentes de saúde cometendo assaltos a moradores na Capital

A Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa (SMS-JP), por meio da Gerência de Vigilância…

30 de janeiro de 2026

PMCG pagou folha salarial de janeiro dos servidores, nesta sexta

Prefeitura de Campina Grande realizou, nesta sexta-feira, 30, o pagamento da folha salarial dos servidores…

30 de janeiro de 2026