Doze pessoas são presas no sertão da Paraíba por furto de energia

PUBLICIDADE

A energia recuperada corresponde ao consumo de mais de 400 unidades residenciais, pelo período de um mês.

A Energisa Paraíba, em parceria com o Instituto de Polícia Científica, Polícia Civil e Militar, realizou uma operação de combate ao furto de energia no sertão da Paraíba, resultando na prisão de 12 pessoas. A ação, que ocorreu nesta quarta-feira (06), teve como foco principal o enfrentamento das ligações clandestinas em várias cidades do Sertão como Jericó, Riacho dos Cavalos e Catolé do Rocha.

Durante a operação, as equipes identificaram mais de 30 irregularidades em estabelecimentos comerciais e residências. A energia recuperada foi de aproximadamente 65.000 kWh, o que corresponde ao consumo de mais de 400 unidades residenciais, pelo período de um mês. Para a realização da operação, cerca de 65 profissionais, entre colaboradores da Energisa e membros das Polícias Civil, Militar e IPC, foram mobilizados.

O furto de energia, crime previsto nos artigos 155 e 171 do Código Penal, pode resultar em até quatro anos de reclusão e multa. Além dos riscos legais, o desvio de energia representa um perigo significativo para a segurança pública, pois as ligações clandestinas podem causar curtos-circuitos, incêndios e a queima de equipamentos.

“Essa prática prejudica não apenas a distribuidora, mas também os demais clientes, já que sobrecarrega a rede e pode provocar oscilações e quedas de energia”, afirmou Danillo Lelis, gerente comercial e de combate a perdas da Energisa Paraíba.

Investimentos no combate ao furto de energia em 2024

O combate ao furto de energia é uma das prioridades da Energisa para 2024. Neste ano, a empresa destinou cerca de R$ 20 milhões a ações de regularização e enfrentamento dessa prática ilegal, que incluem o uso de tecnologias avançadas, inteligência de dados e fiscalizações intensivas. Até o momento 2024, foram recuperados 27.990.000 kWh, o equivalente ao consumo mensal de mais de 16 mil residências, por um ano. Já foram realizadas foram realizadas mais de 100 mil inspeções, com a detecção de aproximadamente 20 mil irregularidades e mais de 55 prisões.

Denúncias anônimas

A Energisa reforça que a participação da população é fundamental para o combate a essas práticas ilícitas. Denúncias anônimas sobre ligações clandestinas e fraudes nos medidores podem ser feitas pelo telefone 0800 083 0196, pelo WhatsApp em www.gisa.energisa.com.br ou pelo aplicativo Energisa On.

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Veja ao vivo a abertura da 12ª edição do Natal Iluminado, em Campina

A abertura do Natal Iluminado 2025 acontece nesta sexta-feira, 5, a partir das 18h, reunindo…

5 de dezembro de 2025

Oposição em rota de colisão: Cícero Lucena rebate fala de Efraim Filho sobre postura em relação ao Governo do Estado

O prefeito de João Pessoa e pré-candidato ao Governo do Estado, Cícero Lucena (MDB), respondeu…

5 de dezembro de 2025

Condenado por estupro de vulnerável, pediatra Fernando Cunha Lima terá direito à prisão domiciliar

Na tarde desta sexta-feira (5), a Justiça concedeu prisão domiciliar ao médico Fernando Cunha Lima,…

5 de dezembro de 2025

Léo Bezerra avalia primeiro encontro com João Azevêdo após deixar presidência do PSB João Pessoa e a exoneração de aliados

O vice-prefeito de João Pessoa, Léo Bezerra (PSB), fez uma avaliação positiva do primeiro encontro…

5 de dezembro de 2025

Cícero Lucena detalha reunião administrativa com João Azevêdo: “População espera responsabilidade de quem é gestor”

O prefeito de João Pessoa e pré-candidato ao Governo do Estado, Cícero Lucena (MDB), reafirmou…

5 de dezembro de 2025

Câmara Municipal de Bayeux anuncia concurso público para preenchimento de 21 vagas; veja edital

Divulgado nesta sexta-feira (5) o edital de concurso público para a Câmara Municipal de Bayeux,…

5 de dezembro de 2025