A Paraíba o tempo todo  |

Delação de Waldson aponta como funcionava esquema na Calvário

Em sua delação, o ex-secretário de Saúde da Paraíba, na gestão Ricardo, Waldson Souza, relatou que o ex-presidente do PSB da Paraíba, Edvaldo Rosas foi receptor de propina no esquema que ficou conhecido como Calvário.

Edvaldo teria recebido R$ 150 mil de Pietro, sendo R$ 50 mil direcionados a Waldson Souza. A propina seria em relação à compra de livros sobre a dengue pela Secretaria de Saúde, comandada por Waldson.

De acordo com o Ministério Público da Paraíba, MPPB, foram utilizados métodos fraudulentos de contratação de fornecedores, seja por inexigibilidade de licitação, processos licitatórios viciados, aquisições com sobrepreço, excedentes contratuais e  posterior lavagem de dinheiro para execução do esquema.

As propinas eram captadas após a realização de pagamentos pelo Estado, cujos montantes percentuais poderia variar de 5% a 30%, e chegaram a até 45%, diz a denúncia.

“Geralmente a aquisição de livros rendia propina que poderia atingir 30% e os demais materiais (laboratórios, kits escolares etc.) poderiam atingir 20%”, diz.

Os investigadores citam que a grande parte das operações ocorreram através da empresa Grafset, de Vladimir Neiva.

Segundo a denúncia do Ministério Público, Pietro Harley, preso hoje, começou a operar na área como braço operacional de Coriolano Coutinho

“Dentro desta relação paternalista, foi urdido o referido contrato administrativo nº 241/2014 (processo de inexigibilidade de licitação nº 031/2014), que trouxe ao centro das operações estruturadas da educação, Coriolano Coutinho, que operava neste ambiente por intermédio de seu braço operacional, Pietro Harley Dantas Félix”, continua.

CONFIRA TRECHOS DA DELAÇÃO

 

 

Redação

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe