Defensoria Pública da PB garante liberdade provisória de homem preso ilegalmente

PUBLICIDADE

A Defensoria Pública do Estado da Paraíba (DPE-PB) garantiu a liberdade provisória de um homem preso ilegalmente por mais de um ano. O habeas corpus com pedido liminar foi concedido pelo Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) após o Juízo da Vara Única de Rio Tinto negar o pedido feito pela Coordenadoria de Atendimento da Execução Penal e Estabelecimentos Penais (CAEPEP) da DPE-PB.

De acordo com a defensora pública Iara Bonazzoli, o homem, acusado de roubar uma motocicleta, teve a prisão preventiva decretada sem que o processo fosse remetido à Defensoria Pública. Isso impossibilitou a garantia do devido processo legal, assim como a ciência e a manifestação da instituição. A medida só foi realizada mais de um ano depois, sem as devidas explicações. Além disso, também foram constatadas outras falhas processuais.

“Considerando a violação ao devido processo legal – visto que a defesa não foi intimada para se manifestar acerca do pedido de prisão provisória -, a Defensoria requereu o relaxamento da medida cautelar. De forma subsidiária, pugnou pela revogação do decreto preventivo, dada a inidoneidade da sua fundamentação”, ressaltou a defensora pública Iara Bonazzoli no documento.

Assim, o Ministério Público da Paraíba (MPPB) também se manifestou em relação ao caso, acatando os pedidos da Defensoria e ressaltando que as investigações policiais não haviam sido sequer concluídas, portanto, não poderiam embasar a eventual denúncia.
No pedido, a defensora alegou a impossibilidade de manutenção da prisão, já que até mesmo o Ministério Público pugnava pela liberdade provisória do homem, bem como a obediência à previsão constitucional e à vedação expressa do artigo 311 do Código de Processo Penal, que diz que não pode o magistrado manter o decreto preventivo em oposição ao parecer ministerial.

A DPE também ressaltou que a prisão ativa por outros feitos, ressaltada no processo, era inconstitucional, já que feria o princípio da presunção de inocência em clara antecipação da pena, não apenas violando a Constituição Federal, como desrespeitando decisões estabelecidas pelo Supremo Tribunal Federal (STF). A defensora ainda afirmou que o réu não atrapalhou o trabalho da polícia e não fez ameaças às testemunhas do crime, além de não existir fato novo que justificasse a prisão cautelar.

Na decisão, o desembargador Frederico Coutinho reconheceu os argumentos da Defensoria e concedeu a liberdade provisória ao assistido. “Nesta análise perfunctória, impõe-se reconhecer que todos os pontos de fundamentação utilizados na decisão hostilizada ou foram não fundamentados com elementos concretos dos autos que os suporte, ou não são aptos a lastrear a manutenção do decreto prisional. Ante o exposto, concedo a liminar para que o paciente possa aguardar em liberdade o julgamento do mérito do presente writ”, definiu o magistrado.

PB Agora com informações da DPE-PB

PUBLICIDADE

Últimas notícias

João Azevedo afirma que projeto da oposição é pautado em interesses pessoais: “Apenas um projeto de poder”

O governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), afirmou nesta sexta-feira (16), que o projeto político…

17 de janeiro de 2026

Muriçocas do Miramar terá shows de Alceu Valença, Juzé e programação especial para celebrar 40 anos de fundação

O bloco mais tradicional do pré-carnaval de João Pessoa já começou a contagem regressiva para…

17 de janeiro de 2026

Com gols de Miguel Vinicius e Erik, Campinense vence Atlético de Cajazeiras na abertura do Paraibano

O Campinense iniciou sua caminhada no Campeonato Paraibano 2026 com vitória sobre o Atlético de…

17 de janeiro de 2026

Sousa estreia com vitória diante do Confiança no Campeonato Paraibano 2026

O Sousa começou a temporada 2026 em grande estilo. Jogando diante da sua torcida, no…

17 de janeiro de 2026

“Diretório do PSB estava meio parado em João Pessoa”, dispara Tibério Limeira durante evento do partido

O secretário de Administração da Paraíba e integrante do diretório estadual do PSB, Tibério Limeira,…

17 de janeiro de 2026

Período educativo da Zona Azul é iniciado na orla de João Pessoa a partir deste sábado

O sistema de estacionamento rotativo da Zona Azul começou a operar em fase educativa na…

17 de janeiro de 2026

Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/newpbagora/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464

Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/newpbagora/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464