Por pbagora.com.br

Na manhã da última segunda-feira (27), no auditório da Escola Técnica Estadual Bráulio Maia, na cidade de Campina Grande, foi realizada a solenidade inaugural do Curso de Salvamento Veicular (CSV), que será de acordo com as orientações da Comissão Nacional de Salvamento Veicular (CONASV).

O Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB), através do 2º Comando Regional de Bombeiro Militar (CRBM), preocupado com os altos números de pessoas vitimadas em ocorrências de trânsito, típico das grandes cidades de nosso país, através de parceria com o Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo, recebe o capitão Leandro Da Hora, militar detentor de conhecimentos em diversas áreas de salvamento bombeiro militar, para ministrar o CSV, junto com outros 05 (cinco) militares especialistas em Salvamento Veicular do CBMPB.

O Curso tem como objetivo especializar profissionais de segurança pública na área de Salvamento Veicular, utilizando doutrinas que prezam pela segurança na operação e o resgate de vítimas através de técnicas de desencarceramento, com o uso de modernos equipamentos adquiridos pelo Governo do Estado para o CBMPB. No decorrer desta semana os alunos serão introduzidos a aulas teóricas e práticas nos períodos da manhã e tarde, em que serão desenvolvidas atividades práticas muito próximas a cenários reais de acidentes veiculares, proporcionando ao aluno conhecimentos na preparação e segurança do local da ocorrência, com técnicas de isolamento de área e estabilização veicular, acesso ao interior do automóvel colidido para dar as primeiras ações de atendimento pré-hospitalar, técnicas de desencarceramento para criar espaço favorável para o trabalho dos bombeiros com vistas à extração (retirada) com segurança da vítima até a sua entrega a uma unidade móvel de saúde e posterior condução a um atendimento médico especializado.

Segundo o tenente coronel Jean Benício de Sá, “a capacitação dos agentes da segurança pública nos conhecimentos de salvamento veicular será um avanço no atendimento à sociedade, permitindo que muitas vidas sejam salvas”.

Ao todo o curso conta com a participação de 5 agentes do Grupamento Tático Aéreo da Secretaria da Segurança e da Defesa Social (GTA/SESDS), 2 oficiais bombeiro militar do Estado do Ceará e 18 militares do CBMPB. O curso teve início no dia 27 com término previsto para o dia 31 do corrente mês.

 

Redação com assessoria

Deixe seu Comentário
Notícias relacionadas

Jovem é assassinado com 5 tiros em barbearia na Grande João Pessoa

Na noite dessa sexta-feira (27), um jovem de 25 anos foi assassinado com cinco tiros na cidade de Santa Rita, na Região Metropolitana de João Pessoa. O crime aconteceu no…

Suspeito de roubar carro e fazer motorista refém é preso na Capital

A Polícia Militar prendeu um suspeito de 18 anos que tomou por assalto o carro de um motorista que faz transporte por aplicativo, na noite dessa quinta-feira (26), no bairro…