Categorias: Policial

Conselho Tutelar é acionado após criança morrer em atendimento na UPA, em Santa Rita

PUBLICIDADE

A morte de uma criança de 1 ano e 10 meses vítima de um suposto afogamento ontem (13), no bairro de Tibiri, em Santa Rita, região metropolitana de João Pessoa. A vítima foi socorrida para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município, mas não resistiu e veio a óbito.

Devido a morte, a direção da UPA de Santa Rita acionou o Conselho Tutelar e divulgou uma nota detalhando o ocorrido. Segundo o comunicado, a criança do sexo feminino chegou à unidade às 11h30, socorrida a pé por um adulto que não possui parentesco com a vítima. O socorrista relatou que o afogamento teria ocorrido cerca de 10 minutos antes do resgate.

“A entrada da paciente se deu às 11h30, com quadro de parada cardiorrespiratória, cianose de extremidades e cianose perioral. A criança foi prontamente conduzida à sala vermelha, onde foram realizados os procedimentos de reanimação e ventilação mecânica. O quadro foi estabilizado e, após o restabelecimento da circulação espontânea, foi solicitada a transferência para uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI),” diz a nota da UPA.

Porém, após cerca de uma hora, a criança sofreu uma nova parada cardiorrespiratória, onde houve uma tentativa de reanimação por 40 minutos, desta vez com o auxílio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). “Infelizmente, não houve êxito no processo e a criança foi a óbito às 14h22,” completou a unidade de saúde.

Durante a avaliação médica, foram identificadas alterações nas partes íntimas da criança, o que levou ao acionamento imediato do Conselho Tutelar e das autoridades competentes para investigação do caso. O prontuário médico com os registros das alterações foi encaminhado ao Instituto de Medicina Legal (IML) para a devida análise.

A direção da UPA lamentou a morte da criança e reforçou a gravidade do caso. “A unidade pontua que, durante avaliação física, foram percebidas alterações nas partes íntimas, o que levou ao acionamento do Conselho Tutelar. As alterações foram registradas em prontuário e devidamente encaminhadas ao Instituto de Medicina Legal (IML),” destacou a nota. O Conselho Tutelar e a Polícia Civil devem conduzir agora os trâmites necessários para averiguar todas as circunstâncias que levaram à morte da criança.

Redação

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Tudo entre Família!

O nosso mundo começou lá no Éden e ali já éramos uma família Adão, Eva,…

7 de dezembro de 2025

Flavio Bolsonaro: Realidade, especulação ou apenas isca política!

Confesso que o anúncio feito por um jornalista do portal Metrópoles, depois confirmado pelo próprio…

7 de dezembro de 2025

Feriado desta segunda (8) muda horários de bancos, repartições e shoppings em João Pessoa

O feriado de Nossa Senhora da Conceição, celebrado nesta segunda-feira (8), provoca mudanças no funcionamento…

7 de dezembro de 2025

Campinense vence o Retrô em amistoso e anuncia apresentação oficial do elenco 2026

O Campinense começou bem a pré-temporada e venceu o Retrô-PE por 2 a 0, na…

7 de dezembro de 2025

Homem é preso em flagrante com arma, drogas e moto roubada em João Pessoa

Na manhã deste domingo (07), policiais do 5º BPM prenderam um suspeito em flagrante por…

7 de dezembro de 2025

Tiroteio provoca correria e deixa comerciante ferido na orla de Cabedelo

Um tiroteio deixou um comerciante ferido e provocou correria no inicio da tarde deste domingo…

7 de dezembro de 2025