Categorias: Policial

Comandante do II BPM de CG faz um balanço positivo das ações frente os primeiros meses de 2019

PUBLICIDADE

Em entrevista a imprensa campinense o Comandante do II Batalhão de Polícia Militar de Campina Grande, Tenente Coronel Damaceno, fez um balanço das atividades policiais nestes primeiros meses de 2019, que, segundo ele, foi bastante ativo e extremamente positivo.

 

“Assumimos o comando do II Batalhão no dia 14 de janeiro deste ano e, de lá até aqui, os números vem diminuindo, ou seja, são números positivos com uma redução de aproximadamente 40% de CDLIs (Crimes violentes letais intencionais), tivemos uma redução, embora pequena, mas significativa de 10% nos CDPs (crimes violentos patrimoniais), os conhecidos roubos e furtos, principalmente na Zona Oeste de Campina Grande que é a área de circunscrição do nosso Batalhão”, informou a reportagem do programa Edil Francis da rádio Cidade.

 

Indagado sobre os resultados das operações da Polícia Militar no Carnaval de Campina Grande e região do Compartimento da Borborema, o Cel. Damaceno respondeu que a incidência maior ocorrida entre os 1º e 6 de março, “os crimes de perturbação do sossego, onde as pessoas que ficaram aqui na nossa cidade procuraram fazer os seus carnavais em suas residências e em outros locais e, infelizmente, chegaram a perturbar vizinhos e pessoas que estavam nas proximidades, essas, portanto, fizeram o uso do 190 e ligaram para a Polícia Militar que esteve em 45 chamadas ao longo do evento”, disse.

 

“A gente procurar conversar, fazer entender que nem todo mundo gosta dessa festa e não está obrigado a escutar sons as alturas, e quando não tem uma conversa produtiva a gente é obrigado a fazer o encaminhamento até a delegacia de polícia, para que os procedimentos sejam feitos”.

 

Sobre a situação da violência em todo o Estado, o Comandante do II BPM disse que durante estes últimos oito anos, através do Programa Paraíba Unida pela Paz, o Estado da Paraíba tem passado por uma redução nos números de crimes violentos letais, bem como nos crimes patrimoniais, “a gente reconhece que existe uma sensação de insegurança, de certa forma, na população, mas esses dados são estatísticos verdadeiros e a diminuição existe, sabemos também que esse problema não é só em nivel de Estado, mas nacional, apesar disso, a Paraíba vem se destacando, principalmente no Nordeste, como um Estado que vem se mantendo num nivel controlado de segurança, muito bom para os paraibanos”, acrescentou.

 

Violência contra mulher –Questionado sobre os crimes contra a mulher, fato esse que tem crescido de forma assustadora, o Cel. Damaceno afirmou, que em se tratando de Campina Grande, “infelizmente e principalmente na Zona Oeste da cidade, a incidência é, infelizmente, grande de crimes dessa natureza, deploráveis e que não deveriam acontecer, principalmente nos lares familiares”.

 

“Assim que é acionada, a Polícia Militar se desloca até o local e procura fazer o trabalho dela que é, primeiramente, o de conscientização e em segundo plando de repressão a esse tipo de delito que denigre qualquer sociedade”.

 

Redação

 


Leia mais notícias sobre o mundo jurídico no Portal Juristas. Adquira seu certificado digital E-CPF ou E-CNPJ com a Juristas. Entre em contato através do WhatsApp (83) 9 93826000

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Morte de presidente do Irã: corpo é identificado, e vice assume governo

O presidente iraniano, Ebrahim Raisi, morreu aos 63 anos na queda de um helicóptero, confirmou…

20 de maio de 2024

Primeira audiência do Caso Padre Zé ocorrerá nesta segunda-feira em João Pessoa

A primeira audiência de instrução do "Caso Padre Zé" ocorre esta segunda-feira (20) no Fórum…

20 de maio de 2024

Inmet emite alertas de chuvas para 71 cidades da Paraíba válidos até esta 2ª

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas de perigo de acumulado de chuvas…

20 de maio de 2024

Buscas por jovem desaparecido próximo ao Dique de Cabedelo continuam

O Corpo de Bombeiros retomou, hoje (20), as buscas pelo jovem Josué Calixto, de 15…

20 de maio de 2024

Ex-servidora pública, Magna de Mero lança pré-candidatura a vereadora em Areia com foco no social, desenvolvimento, sustentabilidade e educação

A ex-servidora pública estadual da área da educação, Magna Dias, mais conhecida como Magna de…

20 de maio de 2024

Renúncia de presidente do Campinense Lênin Corrêa aumenta crise na Raposa

Disputas internas, eleições decididas após intervenção da justiça, falta de planejamento e uma gestão turbulenta.…

20 de maio de 2024