A Secretaria da Segurança e da Defesa Social da Paraíba (Sesds) registra resultados expressivos com a segunda edição da Operação Adsumus, realizada na cidade de Campina Grande e coordenada pelo Centro Integrado de Comando e Controle (CICC). Graças ao uso estratégico de tecnologias avançadas e a uma atuação integrada entre os órgãos operativos – Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros Militar, foi possível registrar uma redução significativa nos principais índices de violência.
A operação, que ocorreu nos finais de semana de dezembro, adotou três frentes estratégicas para ampliar a segurança e fortalecer as políticas de proteção à mulher:
1. Saturação: Reforço no policiamento ostensivo com a presença da Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros Militar em áreas prioritárias.
2. Fiscalização: Realização de blitzes e vistorias técnicas, lideradas pelo Detran, CPTran e o Corpo de Bombeiros Militar.
3. Repressão: Formalização de procedimentos policiais nas delegacias.
Os números confirmam o impacto positivo da ação. Houve uma redução de 43,04% no Indicador Violeta, que mapeia e subsidia políticas de proteção contra violências letais ou de gênero. Em 2023, foram 158 registros no indicador; em 2024, 90 casos. A operação também contribuiu para quedas expressivas em outros índices:
• Perturbação do sossego: Redução de 35,67% (de 485 em 2023 para 312 em 2024).
• Crimes patrimoniais: Redução de 50% (de 16 para 8 casos).
• Crimes de trânsito: Redução de 30,77% (de 26 para 18 casos).
• Crimes violentos patrimoniais (CVP): Redução de 25% (de 8 para 6 casos).
A coronel BM Jousilene Sales, diretora do CICC em Campina Grande, destacou a importância do uso de tecnologias no planejamento e execução da operação. “A tecnologia é uma aliada fundamental no combate à criminalidade. Por meio do monitoramento inteligente, análise de dados e integração entre os órgãos de segurança, conseguimos atuar de forma mais eficiente e precisa. O Centro Integrado de Comando e Controle tem desempenhado um papel essencial, proporcionando o suporte necessário para a redução de índices criminais e promovendo uma segurança pública mais eficaz para a população de Campina Grande e região. Esses resultados refletem o compromisso das nossas forças de segurança com o bem-estar e a proteção da sociedade”, afirmou.
Acompanhe o PB Agora nas redes:
A Prefeitura Municipal de Capim, localizada na Zona da Mata paraibana, manifestou profundo pesar neste…
A Paraíba voltou a aparecer ser destaque na imprensa nacional protagonizando a capa de nova…
Na noite desse sábado (06), policiais militares do 2º Esquadrão do ROTAM prenderam um homem…
Na manhã deste domingo (07), policiais do 5º BPM prenderam um suspeito em flagrante por…
A Paraíba terá 926 inscritos participando da segunda etapa do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU),…
O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (Progressistas), comentou ontem, sexta-feira (05) as movimentações que…