A Paraíba o tempo todo  |

Com trio paraibano, seleção joga contra o Peru pelas eliminatórias nesta quinta-feira

O futebol paraibano está em alta. E não se trata de algum time se destacando nacionalmente. É que três jogadores do estado estão juntos na seleção brasileira, num feito, no mínimo, histórico. O goleiro Santos, do Athletico-PR, e os atacantes Hulk, do Atlético-MG, e Matheus Cunha, do Atlético de Madrid, estão no time comandado por Tite, que nesta quinta-feira enfrenta o Peru pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2022, no Catar. E, pela primeira vez, o trio vai atuar junto no Nordeste, pertinho de casa. A partida da Seleção está marcada para as 21h30, na Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata, próximo a Recife.

Nas redes sociais, o trio celebrou essa parceria vestindo a camisa amarelinha. Inclusive, Matheus Cunha levantou a possibilidade de se tratar de um feito inédito, algo que foi cravado por Hulk. De fato, não existem registros que confirmem três nomes paraibanos ao mesmo tempo atuando pelo Brasil. Em 2016, na Copa América Centenário, a Seleção chegou a ter no elenco o próprio Hulk, que hoje defende o Galo, mas na época era atleta do Zenit, e o lateral-esquerdo Douglas Santos, atualmente no time russo, porém que atuava na equipe mineira.

Vale ressaltar que, ao longo da história, a Paraíba já revelou grandes nomes para o futebol. Em Copas do Mundo, o estado já teve quatro representantes: o atacante Índio, em 1954, o maestro Júnior, nos Mundiais de 1982 e 1986, o meia Mazinho, tetracampeão em 1994, e o atacante Hulk, em 2014.

Matheus Cunha aproveitou a foto com os dois conterrâneos para mandar um recado para a garotada paraibana. Para ele, é preciso ter perseverança e acreditar nos sonhos.

“Essa vai para meus meninos paraibanos. Se não me engano, algo inédito de três paraibanos juntos na Seleção, e ainda mais do ladinho de casa, no nosso querido Recife! Para vocês só uma palavra: ‘acreditem’. Se nós conseguimos, vocês também conseguem! Um beijo no coração de cada um e lutem pelos seus sonhos”, postou o atacante do Atlético de Madrid.

Natural de João Pessoa, Matheus Cunha fez categoria de base no Coritiba, mas deixou o país muito cedo para jogar no Sion, da Suíça. Depois disso, o atacante foi para a Alemanha, jogando primeiramente no RB Leipzig e posteriormente no Hertha Berlin. Na última janela de transferências, deixou o futebol alemão para defender o Atlético de Madrid.

Pela Amarelinha, Matheus já escreveu uma história bacana, sendo o artilheiro do último ciclo olímpico, que terminou com a medalha de ouro conquistada no Japão, após vitória para cima da Espanha na grande decisão. Naquela oportunidade, o jogador deixou a sua marca.

Enquanto Matheus Cunha está trilhando o início de sua jornada, Hulk já tem uma história longa no futebol. Ele deixou o Brasil muito cedo depois de uma passagem pelo Vitória. Jogou no Japão, mas se apresentou na Europa vestindo a camisa do Porto.Veja também  Jovem jogador pessoense faz sucesso no futebol holandês

Em Portugal, o atacante fez história, enfileirou taças, como o Campeonato Português e também a Liga Europa. Foi atuando pelo Dragão que Hulk chegou à seleção brasileira pela primeira vez. Depois ele foi para a Rússia defender o Zenit, onde também conseguiu conquistar títulos e partiu para o futebol da China, em que vestiu a 10 do Shanghai SIPG. Até que, neste ano, o paraibano de Campina Grande decidiu voltar ao Brasil. Desde então, é o cara do Atlético-MG, líder do Brasileirão, na temporada.

Pela Seleção, Hulk foi campeão da Copa das Confederações em 2013, além de ter conquistado a medalha de prata nas Olimpíadas de Londres em 2012. Ele também disputou a Copa do Mundo do Brasil no ano de 2014 e jogou a Copa América em 2015 e em 2016. Depois de um tempo sem ser convocado, o atacante voltou a ser lembrado, tudo graças ao seu rendimento com a camisa do Galo.

Na sua página oficial numa rede social, Hulk cravou se tratar de um fato inédito a seleção brasileira contar com três paraibanos ao mesmo tempo: ele, Cunha e Santos. O jogador ressaltou o difícil caminho que trilhou até chegar a este momento. Aos 35 anos, ele vive uma grande fase.

“Acontecimento inédito no futebol: três paraibanos juntos para defender nossa seleção brasileira. Inédito, porém não impossível. Cada um de nós saiu de uma realidade difícil, em que nem todos acreditavam onde poderíamos chegar, mas não nos faltou ousadia e persistência para estarmos hoje aqui. Paraibano ou de qualquer região, o nosso recado é: sonhos existem para se tornarem realidade; ou você os conquista ou você desiste. Lute, persista e vença. Que Deus abençoe a todos”, escreveu o atacante do Atlético-MG.

Matheus Cunha e Santos foram campeões juntos nas Olimpíadas de Tóquio

Por fim está Santos, de 31 anos, também natural de Campina Grande, mas com a família originária de Cabaceiras. O goleiro do Furacão é incontestável na meta da equipe e construiu a sua história no clube paranaense. Pela Seleção, já acumula convocações e recentemente foi campeão olímpico como titular, defendendo até penalidade na semifinal diante do México.

Pela equipe principal comandada por Tite, Santos não é unanimidade, pois os três goleiros estão bem definidos: Ederson, Alisson e Weverton. Contudo, com o veto dos clubes ingleses em liberar os seus jogadores, os dois primeiros acabaram impedidos de vir para o Brasil. Sendo assim, o goleiro do Athletico-PR foi prontamente chamado.

Em sua página oficial, Santos destacou a representatividade paraibana no time brasileiro:

“#PARAIBA ‘Cabra da peste’.

Brasil e Peru medem forças nesta quinta-feira, às 21h30, na Arena de Pernambuco. Os comandados de Tite possuem 100% de aproveitamento nas Eliminatórias para a Copa do Mundo e estão bem próximos de garantir a vaga. E uma coisa é certa: com três representantes, a Paraíba segue na rota para o Catar.

Fonte: Jornal da Paraíba

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe