Categorias: Policial

Com quase 70% de casos resolvidos, Paraíba atinge marca histórica em investigação de homicídios em 2025

PUBLICIDADE

A Polícia Civil da Paraíba alcançou o índice histórico de 66% de elucidação dos crimes envolvendo Mortes Violentas Intencionais (MVIs) no Estado, no período compreendido entre janeiro e agosto de 2025. Trata-se do maior percentual já registrado na série histórica, conforme dados consolidados pela Diretoria de Estatística Criminal e Análise de Dados (DIEST) da Delegacia-Geral da Polícia Civil.

De acordo com os levantamentos, é perceptível o crescimento contínuo na capacidade de elucidação desse tipo de crime nos últimos seis anos. Em 2020, a Polícia Civil da Paraíba registrava 35% de esclarecimento das MVIs em todo o Estado. Em 2021, o índice subiu para 37%. Nos anos seguintes, os percentuais seguiram em ascensão: 44% em 2022, 53% em 2023 e 59% em 2024. Agora, nos primeiros oito meses de 2025, o Estado já atinge a marca de 66% de elucidação dessas ocorrências.

O desempenho da Paraíba ganha ainda mais destaque quando comparado à média nacional de elucidação desse tipo de crime, que é de 37%, conforme métricas do Instituto Sou da Paz, com sede em São Paulo, referência nacional em estudos sobre segurança pública.

Algumas regiões do Estado apresentam resultados ainda mais expressivos, com 100% de elucidação de todos os homicídios registrados em 2025. É o caso da 16ª Delegacia Seccional de Polícia Civil (DSPC), sediada em Princesa Isabel; da 23ª DSPC, sediada em Juazeirinhos; além do município de Patos, evidenciando a eficiência do trabalho investigativo desenvolvido no interior do Estado.

Na avaliação do delegado-geral da Polícia Civil da Paraíba, André Rabelo, os resultados são consequência direta de uma política consistente de fortalecimento da investigação criminal, com investimentos estruturais, tecnológicos e humanos.

“É uma clara relação de causa e efeito. Nos últimos seis anos, a Polícia Civil realizou o maior concurso público de sua história; adquiriu ferramentas importantes para a investigação de crimes; e vem capacitando seus profissionais ano a ano. Com base nessa política de segurança de apostar na investigação técnica, delineada pelo Governo do Estado e pela Secretaria da Segurança e da Defesa Social, a Paraíba consegue avançar significativamente na resposta aos crimes mais graves, que são aqueles que tiram a vida das pessoas”, destacou André Rabelo.

Os números reafirmam o compromisso da Polícia Civil da Paraíba com a sociedade, demonstrando que o fortalecimento da investigação qualificada é um dos principais caminhos para a redução da impunidade e para a promoção da segurança pública em todo o território paraibano.

Redação

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Gustavo Feliciano assume Ministério do Turismo na terça

A posse de Gustavo Feliciano como ministro do Turismo está prevista para acontecer na próxima…

18 de dezembro de 2025

Paraiba aparece em 1º lugar no Brasil como estado com menor custo de energia elétrica

O Ranking de Competitividade dos Estados 2025, com base em intormações da ANEEL (Agência Nacional…

18 de dezembro de 2025

Governador afirma que aproximação de Nabor com lideranças da oposição está sendo tratada internamente

O governador João Azevêdo (PSB), afirmou nesta quinta-feira (18), que a aproximação do prefeito de…

18 de dezembro de 2025

Branco Mendes minimiza ataques de Tião Gomes contra Pollyanna Dutra

O deputado estadual Branco Mendes (Republicanos) minimizou, nesta quinta-feira (18), as críticas pesadas feitas por…

18 de dezembro de 2025

RC afirma que não será convencido por Lula a apoiar candidatura de João Azevedo ao Senado

O ex-governador Ricardo Coutinho (PT) afirmou, nesta quinta-feira (18), que não será convencido pelo presidente…

18 de dezembro de 2025

Prefeitura no Agreste lança edital de concurso com mais de 130 vagas e salários de até R$ 4 mil

A Prefeitura de Serraria, no Agreste paraibano, publicou edital para realização de concurso público com…

18 de dezembro de 2025