Categorias: Policial

Com cura desconhecida, problema na nota fiscal da PMJP pode continuar

PUBLICIDADE

Problema vai completar três meses e corre risco de continuar em 2014 caso ‘cura’ não seja descoberta

O problema na emissão de notas ficais digital da Prefeitura Municipal de João Pessoa parece que está longe de ser solucionado. Cansados de reclamar em busca de soluções para o defeito, que já vai completar três meses , muitos contribuintes agora trocam a noite pelo dia para ter o direito de utilizar o sistema que, conforme informações oficiais da gestão Luciano Cartaxo (PT), foi infectado por um tal vírus raro cuja cura segue desconhecida.

Segundo informações repassadas por um dos usuários, apenas durante a madrugada e nas primeiras horas da manhã é que é possível emitir uma nota fiscal digital através do novo sistema, porém, quando muitos usuários decidem acessar o programa ao mesmo tempo, o serviço fica inviável e a solução é ir pessoalmente até o Centro Administrativo Municipal para conseguir finalizar o processo.

O caos no sistema foi alvo de várias reclamações, inclusive na Câmara Municipal de João Pessoa. O vereador Lucas de Brito, do DEM, chegou até mesmo a anunciar uma audiência pública que seria realizada nesta sexta-feira (29), mas, por motivos de força maior, foi adiada.

Apesar do cancelamento do evento, o autor da propositura garante que o tema será tratado de forma séria e espera obter respostas aos questionamentos que ainda necessitam de informações a partir de uma audiência com o prefeito Luciano Cartaxo.

“Vamos formalizar um pedido de audiência com a gestão municipal para, finalmente, sabermos que falha tão grave ocorreu no sistema e que motivou os problemas na emissão de notas por tanto tempo”, enfatizou Lucas.

O vereador também vai encaminhar um requerimento com perguntas sobre o tema para os auxiliares do prefeito.

Lucas espera saber dos representantes da PMJP por que os reais motivos da falha na emissão de notas fiscais não foram divulgados previamente; quais os prejuízos para a receita municipal; se houve exposição da segurança dos dados públicos do sistema; e quando a emissão de notas será normalizada na Capital paraibana.

Segundo o democrata, as dificuldades na emissão de notas fiscais eletrônicas no site da Prefeitura de João Pessoa foram registradas desde o dia 17 de outubro, quando houve a mudança na empresa que prestava o serviço.

O parlamentar lembra que, até agora, nenhuma resposta satisfatória foi dada em relação aos questionamentos feitos por ele tanto para a base aliada do prefeito Luciano Cartaxo, quanto ao próprio gestor petista.

A batata quente passa de mão em mão, enquanto isso quem paga são os contribuintes.

Informações repassadas ao PB Agora dão conta que a falha no sistema já teria gerado um prejuiízo de mais de R$ 10 milhões aos cofres municipais com a perda da arrecadação do ISS.

 

POLITEC SOB SUSPEITA

 

A nova empresa, responsável pela emissão das notas, Politec, segundo o vereador, deve ser investigada. Segundo ele, a gestão municipal tem que explicar a contratação da Politec, que está, supostamente, envolvida em escândalos no Distrito Federal e Goiás, chegando a ser declarada inidônea pelo período de cinco meses.

Até agora a prefeitura não informou como foi feita a escolha dessa empresa, e qual os critérios para  trocar uma empresa que funcionava plenamente, por outra que não consegue resolver um problema no serviço que se propôs a fornecer.

 

VÍRUS RARO PODE BENEFICIAR INADIMPLENTES COM O ISS

 

Apesar de a administração municipal responsabilizar um tal de ‘vírus raro’ como motivo do problema, a reportagem do PB Agora conversou com um especialista em software de gestão pública e descobriu que existem grandes chances dos contribuintes inadimplentes com o ISS (Imposto Sobre Serviço) terem as dívidas perdoadas. Isso seria possível porque a empresa anterior já retirou seu software e se a gestão municipal não tiver os devidos backups, os dados de inadimplência sumirão.

Essa é a tese que está sendo cogitada como a mais provável, visto que os contribuintes que já eram cadastrados, para poder emitir uma nota fiscal digital, são obrigados a cadastrar os dados de todos os clientes novamente, o que pode provocar um prejuízo milionário aos cofres público. A nova empresa tomou conta do sistema, mas não colheu os dados necessários para dar a continuidade no serviço.

Para o especialista, o tal vírus usado como responsável pela pane pode ter sido um estratagema da gestão Cartaxo para explicar o problema e ganhar tempo. “Quem entende de informática sabe que essa desculpa é fraca e sem fundamento”, avaliou, mas destacou que essa é uma tese.

Ontem, em pronunciamento na Câmara Municipal o vereador Lucas de Brito, do DEM, fez um alerta sobre a mudança abrupta de empresa responsável pela emissão dessas notas fiscais.

Informações colhidas pelo PB Agora junto ao especialista ratifica a tese do perdão da dívida: “A receita federal só informa quem pagou os impostos, mas quem não pagou, ela não informa, é preciso fazer um comparativo com o banco de dados, porém, nesse caso, parte do banco de dados não existe, o que pode gerar o prejuízo milionário”, ressaltou.

 

Márcia Dias

PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Emoção e talento encantam público no Festival de Ginástica Artística do Campeões do Amanhã

Um espetáculo de talento e movimento encantou o público presente nas arquibancadas do ginásio do…

27 de abril de 2024

Jovem é morto em barbearia no Litoral Sul da Paraíba logo após fazer live

As polícias Civil e Militar estão investigando o assassinato de um jovem conhecido apenas como…

27 de abril de 2024

“Facilitador do acesso ao Ensino Superior” comemora Wilson Filho após publicação de lei do passe livre no dia do Enem

O deputado estadual Wilson Filho expressou sua satisfação com a promulgação de uma nova lei,…

27 de abril de 2024

Alerta de chuvas intensas para Litoral e Agreste da Paraíba é emitido pelo Inmet

Neste sábado (27), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um novo alerta amarelo para…

27 de abril de 2024

Homem é detido pela Polícia Federal com R$ 1.000 em notas falsas em Patos

Um homem foi detido pela Polícia Federal em Patos, no Sertão da Paraíba, após ser…

27 de abril de 2024

Sete membros de uma família são detidos por envolvimento na morte de idoso em CG

Sete pessoas de uma mesma família foram presos sob suspeita de ligação com o assassinato…

27 de abril de 2024