Bombeiro alerta para o aumento no número de incêndios na Paraíba e dá dicas de prevenção

PUBLICIDADE

Incêndios normalmente são provocados por falta de cuidados ou negligência, principalmente com a rede elétrica. Segundo o Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba, as causas dos incêndios gerados por eletricidade são, em quase 100% dos casos, devido às instalações elétricas antigas, excesso de equipamentos plugados em uma mesma saída como as tomadas, gambiarras e falta de manutenção. Para falar a respeito foi ouvido o tenente Evandro Ribeiro Ataíde que deu dicas sobre como evitar essas ocorrências.

Segundo o tenente, a Paraíba registrou mais de 100 incêndios no estado, nestes primeiros meses do ano e uma das principais causas do volume de incêndios em edificações, são as questões elétricas (curto-circuitos). “Pequenos cuidados fazem a diferença quando o assunto é prevenção de incêndios domésticos”, disse, destacando ainda que tanto nas residências como nas empresas, os cuidados devem ser praticamente os mesmos.

“No entanto, a maior recomendação para as empresas é manter os preventivos de incêndio em dia, a exemplo dos extintores, sinalizações e hidrantes, como também estar sempre atento nas questões elétricas da edificação”, afirmou Ataíde, ressaltando que este ano em João Pessoa já houve incêndios em casas, apartamentos e em um supermercado.

Outra dica do bombeiro, é evitar as famosas ‘gambiarras’ de ligar vários aparelhos na mesma corrente elétrica. “Muitas vezes, um descuido é suficiente para que tudo seja consumido pelo fogo em pouco tempo. Neste caso, a prevenção é essencial para evitar maiores transtornos”, disse o militar.

Sobre esse assunto, ontem (24), houve um incêndio numa fábrica de calçados no bairro do Bodocongó, em Campina Grande. Segundo o Corpo de Bombeiros, demorou 17h para se controlar esse incêndio. Noutra ocorrência, uma loja de celulares foi atingida por um incêndio na madrugada desta segunda-feira (25), em Santa Rita, na Grande João Pessoa. O estabelecimento fica na avenida João Pessoa, a principal avenida do bairro de Tibiri II. Equipes do Corpo de Bombeiros foram acionadas ao local, e iniciaram o combate às chamas. A atuação da equipe concentrou-se para que o incêndio não se alastrassem. O local ficou completamente destruído.

Da Redação

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Líder do governo na ALPB, Chico Mendes endossa possível chega de Romero à base governista: “Um quadro excepcional”

O líder da bancada do Governo na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), deputado estadual Chico…

15 de maio de 2024

Presidente da ALPB, Adriano Galdino nega doação compulsória de servidores para vítimas de enchentes no Rio Grande do Sul

presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), deputado estadual Adriano Galdino (Republicanos), desmentiu nesta quarta-feira…

15 de maio de 2024

Fábio Ramalho e Romero se reúnem nesta sexta-feira e podem definir alinhamento sobre 2024 em CG

Na próxima sexta-feira (17), o deputado estadual Fábio Ramalho, presidente do PSDB na Paraíba, e…

15 de maio de 2024

Chico Mendes anuncia judicialização contra Zé Aldemir e Drª Paula por agressões e difamações: “Não me resta outra coisa”

Pré-candidato à prefeitura de Cajazeiras, o deputado estadual Chico Mendes (PSB) anunciou, durante entrevista nesta…

15 de maio de 2024

Guarabira e Mamanguape sediam audiências do Orçamento Democrático nesta quinta e sexta-feira

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão,…

15 de maio de 2024

Governo federal anuncia Pix de R$ 5,1 mil para famílias do RS

As famílias que perderam móveis, eletrodomésticos e outros objetos com as enchentes que devastaram o…

15 de maio de 2024