Categorias: Policial

BALANÇO: apreensão de drogas aumenta sete vezes em João Pessoa, diz Gerência da Polícia Civil

Mais de 33 quilos de cocaína e crack, mais de 28 quilos de maconha e 529 comprimidos de artane. Este foi o saldo de apreensões de drogas da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE) da Capital, de janeiro até 23 de setembro de 2011. A quantidade é sete vezes maior que o total apreendido durante todo o ano de 2010, quando foram tirados de circulação pouco mais de 8 quilos de entorpecentes.

O balanço foi divulgado nesta sexta-feira (23), pela gerência de Polícia Civil Metropolitana, durante uma coletiva na Central de Polícia, em João Pessoa. Também merece destaque o número de armas recolhidas e de traficantes presos. Até agora, foram instaurados 120 inquéritos policiais, que resultaram no indiciamento e prisão de 150 pessoas envolvidas com o tráfico de drogas.

De janeiro a setembro, foram apreendidas 40 armas dos mais diferentes calibres, contra 17 armas de fogo no mesmo período de 2010. De acordo com o delegado titular da DRE, Allan Terruel, os números positivos são resultantes da nova metodologia de trabalho empregada desde o início do ano e dos investimentos feitos na Especializada.

“Nós mudamos a filosofia de trabalho. Não queremos prender apenas quem está com a droga na mão, por isso, concentramos as ações nas raízes do crime, promovendo investigações próprias e entendendo toda a cadeia do tráfico. Também ampliamos nossas equipes, melhoramos nossa estrutura física e instituímos metas de flagrantes”, afirmou o delegado.

A Secretaria de Estado da Segurança e da Defesa Social (Seds) ampliou o número de equipes da DRE, que passou a contar com 21 policiais, entre delegados, agentes de investigação e escrivães. Antes, a delegacia possuía um efetivo de apenas cinco policiais, para atender toda a região metropolitana.

“Muitos dos inquéritos da DRE continuam em andamento e podem resultar em novas prisões. A delegacia, hoje, possui um trabalho focado na inteligência, funcionando 24 horas”, explicou o delegado adjunto Ramirez Almeida.

Disk Denúncia 197 – Cerca de 40% dos inquéritos instaurados resultam de denúncias da população, recebidas pelo número 197. “Todas as denúncias anônimas são checadas, e, havendo fundamento, certamente resulta em prisão. É importante que a população esteja ciente de que, ao fazer a denúncia, ela está contribuindo com o trabalho da polícia e com a segurança de todos”, informou o delegado Aldroville Grise, que também integra o corpo de delegados da DRE.

Rota do tráfico – A maior parte da droga que chega a Paraíba vem das fronteiras do Brasil com a Bolívia e Colômbia, e passam por rotas que incluem os estados de Mato Grosso, Bahia, Piauí e Rio Grande do Norte. De acordo com Allan Terruel, a maioria dos traficantes é formada por ex-presidiários, sendo cada vez mais recorrente o envolvimento de outros integrantes da família no tráfico de drogas.

“As mulheres estão entrando para o tráfico, assumindo a função dos maridos presos. É cada vez mais recorrente o envolvimento de diferentes membros da família no tráfico de entorpecentes”, afirmou.

A gerente de Polícia Civil Metropolitana, a delegada Daniela Vicuuna, destacou a importância do combate ao tráfico de drogas para a redução dos crimes de homicídios. “Nós sabemos que grande parte dos homicídios e outros crimes violentos estão relacionados ao tráfico de drogas. Por isso, o trabalho excepcional que a delegacia vem desenvolvendo hoje tem contribuído diretamente para a redução dos índices de criminalidade em nosso Estado”, concluiu.

 

Secom-PB

Últimas notícias

Ministério da Saúde diz que vírus Nipah não ameaça o Brasil

Avaliação é a mesma da Organização Mundial da Saúde. O Ministério da Saúde explicou nesta…

31 de janeiro de 2026

Defesa de João Lima pede habeas corpus; cantor foi preso por violência doméstica

Nesta sexta-feira (30), a defesa do cantor João Lima entrou com pedido de habeas corpus.…

31 de janeiro de 2026

Termina hoje prazo para aderir ao Simples Nacional

Empreendedores que desejam aderir ou regressar ao Simples Nacional têm até este sábado (31) para…

31 de janeiro de 2026

Sabadinho Bom: Quarteto de Trombones leva frevo e samba à Praça Rio Branco

O Sabadinho Bom deste final de semana será em ritmo de Carnaval com o Quarteto…

31 de janeiro de 2026

Fevereiro seguirá com bandeira tarifária verde na conta de luz

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) confirmou nesta sexta-feira (30) a manutenção da bandeira…

31 de janeiro de 2026

Romero diz que união das oposições no 1° turno das eleições é fundamental: “O bom senso recomenda”

Em entrevista ontem (29), à imprensa campinense o deputado federal Romero Rodrigues (Podemos), revelou que…

31 de janeiro de 2026