Categorias: Policial

Atropelamentos: Mangabeira é o bairro onde há mais acidentes dessa natureza

PUBLICIDADE

O bairro de Mangabeira, na Zona Sul de João Pessoa, é a localidade com o maior número de atropelamentos na Capital. Somente em 2016 foram 71 acidentes, do total de 592 ocorrências deste tipo registradas na Capital, segundo a Superintendência de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP). Na sequência, está o bairro do Centro, que somou 53 casos. O Superintendente de Mobilidade, Carlos Batinga, acredita que a imprudência de motoristas e pedestres contribui para o número elevado de acidentes.

Na maioria das vezes, as vítimas de atropelamento são levadas para o Hospital de Trauma da Capital. Até julho deste ano, a unidade atendeu 598 vítimas deste tipo de acidente, vindas da Capital e ainda de municípios vizinhos. Em 2016 foram 999 pacientes. A chefe da Divisão de Educação da Semob, Gilmara Branquinho, destacou que muitas vezes os pedestres agem de forma imprudente, atravessando a rua fora das faixas e passarelas destinadas a eles. Ela participou de uma ação educativa realizada ontem em homenagem ao Dia Mundial do Pedestre.

Embora o Código Brasileiro de Trânsito estabeleça que os pedestres devem atravessar pela faixa, Gilmara explicou que no Brasil não há punição para os pedestres que cometam alguma infração de trânsito. “Em outros países sim, mas aqui nossa ação é mais educativa”. Ela lembrou, porém, que caso um pedestre seja atropelado fora da faixa, havendo faixa próxima, ele pode perder a razão e acabar sendo responsabilizado pelo acidente.

Apesar disso, Carlos Batinga afirmou que a maior parte dos acidentes são causadas por desrespeito dos motoristas em relação às leis de trânsito. Ele argumentou que quando um veículo é estacionado na calçada, por exemplo, está tirando do pedestre a oportunidade de uma passagem segura, já que o deslocamento terá que ser feito pela rua. “Não é à toa que boa parte das ocorrências acontece em Mangabeira”, disse Batinga.

Na Avenida Josefa Taveira é comum encontrar carros estacionados de forma irregular em calçadas e outros locais de circulação de pedestres. O superintendente frisou também que o uso indevido de telefone celular é uma das principais causas de acidentes atualmente. “Os motoristas usam o celular, os pedestres também, e isso causa distrações”, comentou.

Para ele, as ações educativas e de controle da velocidade da Semob ajudam a reduzir o número de mortos por atropelamento. “Quanto mais se obedece aos limites de velocidade, menor é a gravidade do acidente caso ele ocorra”.


Redação

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Líder do governo na ALPB, Chico Mendes endossa possível chega de Romero à base governista: “Um quadro excepcional”

O líder da bancada do Governo na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), deputado estadual Chico…

15 de maio de 2024

Presidente da ALPB, Adriano Galdino nega doação compulsória de servidores para vítimas de enchentes no Rio Grande do Sul

presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), deputado estadual Adriano Galdino (Republicanos), desmentiu nesta quarta-feira…

15 de maio de 2024

Fábio Ramalho e Romero se reúnem nesta sexta-feira e podem definir alinhamento sobre 2024 em CG

Na próxima sexta-feira (17), o deputado estadual Fábio Ramalho, presidente do PSDB na Paraíba, e…

15 de maio de 2024

Chico Mendes anuncia judicialização contra Zé Aldemir e Drª Paula por agressões e difamações: “Não me resta outra coisa”

Pré-candidato à prefeitura de Cajazeiras, o deputado estadual Chico Mendes (PSB) anunciou, durante entrevista nesta…

15 de maio de 2024

Guarabira e Mamanguape sediam audiências do Orçamento Democrático nesta quinta e sexta-feira

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão,…

15 de maio de 2024

Governo federal anuncia Pix de R$ 5,1 mil para famílias do RS

As famílias que perderam móveis, eletrodomésticos e outros objetos com as enchentes que devastaram o…

15 de maio de 2024