Categorias: Policial

Assaltos a banco em debate na Câmara

PUBLICIDADE

 A Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados aprovou na última terça-feira, 25, requerimento apresentado pelo deputado federal paraibano Luiz Couto (PT) para realizar uma audiência pública com o objetivo de discutir a prevenção e repressão aos assaltos a agências bancárias, da Empresa Brasileira de Correios e a sedes de empresas privadas ligadas ao setor de guarda e transporte de valores.

 

Para o evento, cuja data ainda será agendada, serão convidados representantes da Secretaria Nacional de Segurança Pública, do Ministério da Justiça; Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos – ECT; e Federação Nacional das Empresas de Segurança e Transporte de Valores – Fenavist.

 

"Além da violência do ato, impressiona o poder de fogo utilizado pelos assaltantes e a coordenação de suas ações. Há claros indícios de que se tratam de ações levadas a efeito por integrantes do crime organizado. Dentro desse contexto fático, o Poder Legislativo não pode se omitir de dar sua contribuição para a solução desse grave problema e, em especial, não pode se omitir esta Comissão de Direitos Humanos e Minorias de suscitar a discussão do tema, uma vez que são efeitos colaterais desses assaltos a morte ou os danos à integridade física das pessoas que trabalham ou se encontram nas agências, quando da ocorrência do evento criminoso", justificou o deputado Luiz Couto.

 

Na Comissão ainda foram aprovados outros requerimentos do parlamentar. Um deles prevê a realização de audiência pública para discutir a censura aos órgãos de imprensa independente. O deputado argumenta que há sinais de risco à atividade da imprensa, com o aumento substancial de episódios de violência contra jornalistas, em agressões físicas e verbais, ameaças, intimidações, impedimentos ao trabalho, além da interferência indevida causada pelo Estado, especialmente por meio do Poder Judiciário. Nessa seara, Couto destacou o recente caso do jornal Gazeta do Povo e de seus jornalistas, que tiveram a ousadia de publicar reportagens acerca das manobras utilizadas por membros da magistratura do Paraná com o intuito de obter vencimentos acima do teto constitucional, e que, por isso, sofreram retaliações na forma de processos de autoria de juízes que, embora com teor semelhante, foram ajuizados em jurisdições as mais distintas, de modo a onerar e dificultar o direito de defesa.

 

Um terceiro requerimento versa sobre a realização de audiência pública para debater o desaparecimento e o tráfico de pessoas no Brasil. Para o evento serão convidados o ministro da Justiça Alexandre de Moraes; Márcia de Alencar Araújo, Secretária de Estado da Segurança Pública e da Paz Social do Distrito Federal; um representante da Organização Não Governamental Mães da Sé e outro da Organização Não Governamental Desaparecidos do Brasil.

 

Finalmente, o último requerimento de Couto que foi aprovado tem como finalidade a realização de audiência pública para discutir o envolvimento de milicianos na morte de pessoas que cumprem pena em regime aberto. O deputado argumenta que o fenômeno é crescente na sociedade brasileira e muito popularizado no Rio de Janeiro, Paraíba, Rio Grande do Norte, Pernambuco e outros. Os índices são tão alarmantes que a Lei 12.720 de 27 de setembro de 2012 acrescentou o §6º ao artigo 121 do Código Penal, estabelecendo como causa especial de aumento de pena o cometimento de crime por milícia privada.


Redação

 

Últimas notícias

Orla de João Pessoa recebe nova edição do Paraíba World Beach Games a partir da próxima quarta-feira

A capital paraibana se prepara para voltar a ser o centro das atenções dos esportes…

21 de fevereiro de 2026

Paraibano Tiquinho Soares é anunciado pelo Mirassol para disputa da Libertadores, Série A e Copa do Brasil

O atacante paraibano Tiquinho Soares está de casa nova para a sequência da temporada 2026.…

21 de fevereiro de 2026

João Azevêdo transmite cargo para Lucas Ribeiro que assume interinamente o governo até 1º de março

O governador João Azevêdo transmitiu, na manhã deste sábado (21), o cargo para o vice-governador…

21 de fevereiro de 2026

Trânsito da capital sofre alterações nesse domingo para realização da 5ª Corrida Contra o Câncer

A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP) vai dar apoio operacional, neste…

21 de fevereiro de 2026

Sara Cabral recupera direitos políticos e pode disputar eleições em 2026

A ex-prefeita de Bayeux Sara Cabral (MDB) reconquistou, através da Justiça Eleitoral, os seus direitos…

21 de fevereiro de 2026

Quatro trechos de praias de João Pessoa estão impróprios para banho durante o fim de semana

Os banhista que pretendem aproveitar o litoral de João Pessoa neste fim de semana precisam…

21 de fevereiro de 2026