A criminalidade é um fator preocupante em quase todo o Brasil. Amparado nas experiências exitosas do Programa Brasil Mais Seguro em Alagoas, que foi precursor na implementação do programa federal para coibir ações criminosas no Estado, o Ministério da Justiça lançou o programa, nesta segunda-feira (26), na Paraíba. A solenidade de lançamento aconteceu na capital João Pessoa, e contou com a presença da secretária Nacional de Segurança Pública, Regina Miki, e do secretário de Estado da Defesa Social, Dário Cesar, que durante o III Colóquio Mais Seguro, proferiu palestra sobre a redução da violência em Alagoas após as ações do Brasil Mais Seguro. O governador da Paraíba, Ricardo Coutinho, e o secretário de Segurança e Defesa Social do Estado, Claudio Lima, também participaram do lançamento do programa.
Na ocasião, Regina Miki avaliou positivamente a experiência alagoana. “O programa em Alagoas atingiu o seu objetivo. Agora é a vez da Paraíba, e é fundamental que aconteça um maior aprimoramento de investigações para que os criminosos digam que na Paraíba não compensa matar”, enfatizou. A secretária Nacional de Segurança Pública afirmou ainda que tem a expectativa de que os integrantes do Governo da Paraíba tenham a mesma dedicação do Governo de Alagoas. Todos os representantes do Ministério da Justiça ressaltaram o sucesso obtido pelo programa no Estado.
Durante a palestra, Dário Cesar defendeu que a atuação integrada dos diversos entes governamentais, observados o Pacto Federativo e as competências estabelecidas na Constituição Federal, é primordial no combate à criminalidade e à violência. “A gestão pública na área de segurança deve estar orientada por diagnósticos precisos sobre a violência e a criminalidade, de forma a possibilitar a elaboração de ações conjuntas eficientes, acompanhadas do devido monitoramento e avaliação posterior”, ressaltou.
O secretário disse que o Governo da Paraíba deve adotar algumas medidas implantadas por Alagoas, como a instalação do Gabinente de Gestão Integrada e o fornecimento de todos os dados criminais e penitenciários ao Ministério da Justiça. Dário Cesar destacou ainda a importância da ação conjunta entre as Polícias Militar e Civil e a Força Nacional de Segurança.
Outra ação desenvolvida pela Secretaria de Estado da Defesa Social foi o lançamento da Campanha do Desarmamento em Alagoas.A implantação do Programa Brasil Mais Seguro – Alagoas aconteceu em 27 de junho de 2012. De lá para cá, o Estado registrou uma redução significativa dos Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLIs).
Agencia Alagoas
O gestor público que trabalha com seriedade e presta serviços essenciais ao seu povo não…
O prefeito de Patos e pré-candidato ao Senado, Nabor Wanderley (Republicanos), sinalizou que está em…
Aliados do governador João Azevêdo (PSB) têm sentido a ausência do chefe do Executivo estadual…
O pré-candidato a deputado estadual Inácio Falcão, em entrevista a imprensa nesta terça-feira (10), projetou…
O vereador de João Pessoa, Ícaro Chaves (Podemos), protocolou um pedido de abertura de uma…
A senadora Daniella Ribeiro (PP), mãe do vice-governador e pré-candidato do Governo do Estado, Lucas…