Categorias: Policial

Ações de segurança em Alagoas são exemplo na Paraíba

A criminalidade é um fator preocupante em quase todo o Brasil. Amparado nas experiências exitosas do Programa Brasil Mais Seguro em Alagoas, que foi precursor na implementação do programa federal para coibir ações criminosas no Estado, o Ministério da Justiça lançou o programa, nesta segunda-feira (26), na Paraíba. A solenidade de lançamento aconteceu na capital João Pessoa, e contou com a presença da secretária Nacional de Segurança Pública, Regina Miki, e do secretário de Estado da Defesa Social, Dário Cesar, que durante o III Colóquio Mais Seguro, proferiu palestra sobre a redução da violência em Alagoas após as ações do Brasil Mais Seguro. O governador da Paraíba, Ricardo Coutinho, e o secretário de Segurança e Defesa Social do Estado, Claudio Lima, também participaram do lançamento do programa.

Na ocasião, Regina Miki avaliou positivamente a experiência alagoana. “O programa em Alagoas atingiu o seu objetivo. Agora é a vez da Paraíba, e é fundamental que aconteça um maior aprimoramento de investigações para que os criminosos digam que na Paraíba não compensa matar”, enfatizou. A secretária Nacional de Segurança Pública afirmou ainda que tem a expectativa de que os integrantes do Governo da Paraíba tenham a mesma dedicação do Governo de Alagoas. Todos os representantes do Ministério da Justiça ressaltaram o sucesso obtido pelo programa no Estado.

Durante a palestra, Dário Cesar defendeu que a atuação integrada dos diversos entes governamentais, observados o Pacto Federativo e as competências estabelecidas na Constituição Federal, é primordial no combate à criminalidade e à violência. “A gestão pública na área de segurança deve estar orientada por diagnósticos precisos sobre a violência e a criminalidade, de forma a possibilitar a elaboração de ações conjuntas eficientes, acompanhadas do devido monitoramento e avaliação posterior”, ressaltou.

O secretário disse que o Governo da Paraíba deve adotar algumas medidas implantadas por Alagoas, como a instalação do Gabinente de Gestão Integrada e o fornecimento de todos os dados criminais e penitenciários ao Ministério da Justiça. Dário Cesar destacou ainda a importância da ação conjunta entre as Polícias Militar e Civil e a Força Nacional de Segurança.

Outra ação desenvolvida pela Secretaria de Estado da Defesa Social foi o lançamento da Campanha do Desarmamento em Alagoas.A implantação do Programa Brasil Mais Seguro – Alagoas aconteceu em 27 de junho de 2012. De lá para cá, o Estado registrou uma redução significativa dos Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLIs).
 

 

Agencia Alagoas

Últimas notícias

Ponte do Futuro – Arco Metropolitano

O gestor público que trabalha com seriedade e presta serviços essenciais ao seu povo não…

10 de fevereiro de 2026

Nabor Wanderley reforça fala de Daniella Ribeiro e diz que escolha de vice deve ficar mais para frente

O prefeito de Patos e pré-candidato ao Senado, Nabor Wanderley (Republicanos), sinalizou que está em…

10 de fevereiro de 2026

João Azevêdo dá prioridade à gestão e reduz presença em agendas no interior da Paraíba; aliado vê tática como estratégia

Aliados do governador João Azevêdo (PSB) têm sentido a ausência do chefe do Executivo estadual…

10 de fevereiro de 2026

Inácio confirma vice de Lucas no radar da Federação e projeta bloco elegendo até 3 federais e 5 estaduais em 2026 na PB

O pré-candidato a deputado estadual Inácio Falcão, em entrevista a imprensa nesta terça-feira (10), projetou…

10 de fevereiro de 2026

Vereador cumpre promessa e protocola pedido de CPI para investigar Cagepa na CMJP

O vereador de João Pessoa, Ícaro Chaves (Podemos), protocolou um pedido de abertura de uma…

10 de fevereiro de 2026

“Não há pressa”, defende Daniella Ribeiro sobre definição para escolha do vice na chapa governista

A senadora Daniella Ribeiro (PP), mãe do vice-governador e pré-candidato do Governo do Estado, Lucas…

10 de fevereiro de 2026