O Comando Geral da Polícia Militar da Paraíba divulgou na manhã de ontem o esquema de segurança para a Romaria da Penha, um dos maiores eventos religiosos da Paraíba, que acontece neste sábado (24) e se estende até o domingo. Um total de 895 policiais militares foi escalado para fazer a segurança do evento em todo o percurso, desde a concentração dos fiéis na Igreja de Lourdes, no centro da capital, até o encerramento da missa campal que será celebrada pelo arcebispo da Paraíba, Dom Delson, no santuário da Penha.
Segundo o coronel Lívio Delgado, responsável pelo Comando Regional Metropolitano de João Pessoa, para o cortejo, foram estabelecidos oito pontos estratégicos de policiamento, comandados pelos seus respectivos comandantes. “Colocaremos dois drones filmando o evento e as imagens serão monitoradas em pontos estratégicos. Além dos policiais militares, o esquema de segurança da romaria foi feito em parceria com policiais do Corpo de Bombeiros, homens da Guarda Municipal, Semob e Samu, além da Polícia Civil que se concentrará na 9ª Delegacia para atender os romeiros caso necessitem”, informou o coronel.
O coronel Lívio disse também que a maior preocupação da Polícia Militar é evitar qualquer incidente que macule a Romaria. Ele enfatizou que a venda de bebida alcoólica durante o trajeto, será coibida.
“A romaria vai contar com 11 trios elétricos e a estimativa é que cerca de 500 mil pessoas participem, mas muitas pessoas não fazem o percurso todo. A maioria acompanha o trajeto, porém, existem as pessoas que participam apenas do começo da Romaria, e muitos entram na romaria saindo de seus próprios bairros durante o percurso. Também tem muita gente que vai antecipadamente para o santuário”, disse o coronel Lívio, para explicar a dificuldade da polícia em fazer o levantamento real do número de pessoas que participam da romaria.
Redação
Saiba mais sobre Certificação Digital no Portal Juristas. Adquira seu certificado digital E-CPF ou E-CNPJ com a Juristas Certificação Digital. Entre em contato através do WhatsApp (83) 9 93826000