A Paraíba o tempo todo  |

Workshop mostra como dados mal interpretados podem afetar decisões no Direito e no Jornalismo

Foto: Josué Cardoso (ACI)

A Associação Campinense de Imprensa (ACI), a OAB Campina Grande e a 6Sigma promoveram na noite desta terça-feira (25), o workshop “O Bom Uso da Estatística na Vida do Advogado e do Jornalista”.

O encontro, foi conduzido pelo professor Pedro Cézar Coelho, que também é cientista de dados e consultor em estratégias eleitorais. O PB Agora esteve presente na capacitação.

O evento ocorreu no auditório da OAB/CG, no bairro do Catolé, e buscou aproximar profissionais do Direito e da Comunicação das principais ferramentas estatísticas utilizadas na análise de informações, elaboração de argumentos técnicos e compreensão de cenários complexos.

O Workshop teve como objetivo oferecer um momento de formação prática e reflexiva sobre Estatística Aplicada ao Direito e ao Jornalismo, fortalecendo a qualidade das análises jurídicas e jornalísticas, promovendo maior credibilidade, embasamento técnico e ética profissional na era dos dados.

Em entrevista ao PB Agora, Pedro César destacou a relevância da capacitação para os jornalistas. O intuito, conforme destacou o cientista, foi promover uma capacitação prática e acessível sobre o impacto da Estatística nessas profissões, com foco em como verificar, interpretar, aplicar e comunicar dados com precisão e responsabilidade.

Na conversa, Pedro César lembrou que a Estatística é uma ciência que serve para auxiliar na tomada de decisão. No contexto do jornalismo, a informação passada vai gerar a tomada de decisões.. Uma ferramenta que faz a diferença.

Ele destacou que a estatística faz parte da vida de jornalista e é importante para aprofundar e enriquecer a notícia. Por falta de conhecimento na área muitos jornalistas segundo ele, acabam ficando com algumas lacunas com relação a aplicação de conceitos básicos.

“ E como não é uma profissão muito importante em oferecer à população informações, quando você corrompe alguns dos conceitos estatísticos, você pode estar levando ou induzindo a pessoa a uma análise equivocada da informação. Então é muito importante para esse profissional ter alguns conhecimentos básicos que podem fazer diferença na sua vida enquanto jornalista”, destacou.

O cientista ressaltou que forma que o jornalista aplica o conceito estatístico, pode estar induzindo a pessoa a uma falsa interpretação da informação. Isso pode conduzir a decisões equivocadas. Então, o conhecimento básico de alguns preceitos estatísticos, de algumas ferramentas estatísticas, pode ajudar não só a expor uma informação mais fiel, como uma informação mais qualificada.

Um dos idealizadores do Workshop, o jornalista João Pinto, destacou a relevância da parceria. E garantiu que vai sugerir que a Associação Paraibana de Imprensa (API), realize a mesma capacitação em João Pessoa e em outros municípios da Paraíba.

A estatística hoje, conforme definiu João Pinto, é fundamental para o jornalista desenvolver o seu trabalho .

Severino Lopes

PB Agora

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe