Até a última quarta-feira (15), o açude Manoel Marcionilo, localizado no município de Taperoá, estava com menos de 3% de sua capacidade. As fortes chuvas caídas na cabeceira do Rio Taperoá mudou essa realidade. Em apenas dois dias, o manancial aumentou em 10 vezes o seu volume de água e saiu de uma situação de colapso.
O manancial que no passado era responsável pelo abastecimento da cidade, estava seco há alguns anos. No mês de fevereiro as primeiras chuvas já trouxeram as primeiras recargas ao açude.
Com as chuvas da noite da última quarta-feira, o rio Taperoá teve uma das maiores cheias e o reservatório recebeu uma aporte grande de água e saiu do volume morto.
Atualmente o Manoel Marcionilo, que tem capacidade para armazenar 15.148.900 de m³ está com 5.692.778 m³, o que representa 37,6% do total, segundo dados da Aesa.
Segundo a Agência Executiva de Gestão das Águas (AESA), na última terça-feira (14), o açude estava com 487 mil metros cúbicos de água, que equivale a 3,2% do volume total. Já nesta quinta-feira (16), o volume do açude está em 5,6 milhões de metros cúbicos de água, que corresponde a 37,5%.
O açude de Taperoá tem capacidade para armazenar até 15,1 milhões de metros cúbicos de água. Ou seja, em dois dias o açude recebeu mais de um terço de sua capacidade total em recarga. Segundo o prefeito da cidade Jurandy Gouveia (PMDB), com este percentual, o açude já garante o abastecimento da população da cidade até, pelo menos, o fim de 2017.
PB Agora
Acompanhe o PB Agora nas redes:
O presidente estadual do Progressistas na Paraíba, Enivaldo Ribeiro, fez duras declarações ao comentar a…
A 2ª rodada do Campeonato Paraibano será finalizada nesta quinta-feira, com os “Maiorais” em campo.…
O Festival Forró Verão deste sábado (24) mantém o ritmo nordestino em alta nas areias…
A ministra da Cultura, Margareth Menezes, estará em João Pessoa nesta sexta-feira (23), para o…
O parlamentar segue avançando na luta pela "PEC do 1% O presidente da Comissão de…
epresentantes da empresa estiveram reunidos com o governador João Azevêdo nesta quinta-feira. O governador João…