Categorias: Paraíba

VLT de João Pessoa começa a ser testado em dezembro

 A primeira composição de Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) de João Pessoa já se encontra em fase final de montagem, no pátio da estação Cabedelo e deverá em fase de testes a partir do mês que vem. Ontem, 02, o trem fez a sua primeira locomoção nos trilhos paraibanos – cerca de 1km entre o local onde foi descarregado e o pátio, e não apresentou nenhuma dificuldade, apesar de ainda necessitar de ajustes e testes para começar a operar comercialmente. De acordo com o superintendente da CBTU em João Pessoa, Wladme Macêdo, a previsão é que até o início de 2015 o VLT comece a funcionar diariamente no sistema de trens urbanos da capital.

A cada dois meses a fábrica Bom Sinal deverá entregar mais uma composição e três carros até totalizar oito trens. A entrega do VLT é uma das etapas do projeto de modernização do sistema de trens urbanos de João Pessoa, que ainda terá a contratação de uma empresa especializada para realizar os estudos e apontar as necessidades de construção e adequação das estações, via férrea, remodelação da Oficina e demais obras de melhoria nos 30km do sistema. Nesta etapa, a aquisição do VLT representa um investimento da ordem de 70 milhões, oriundos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Equipamentos, do Governo Federal.

Segundo Macêdo, o atraso na entrega da primeira unidade foi ocasionado pela troca dos truques, que não estavam dentro das especificações. “Agora com o problema solucionado, teremos mais agilidade na entrega das demais composições”, afirma. A chegada do VLT coloca João Pessoa na vanguarda da modernidade do transporte ferroviário de passageiros e representa a preocupação da CBTU em melhorar de forma substancial a mobilidade e a acessibilidade das pessoas ao transporte público.

Com o novo trem, a população terá, em curto prazo, viagens mais confortáveis, rápidas, seguras e muito mais baratas. O superintendente da CBTU em João Pessoa disse ainda que não há previsão de reajuste da tarifa. “A melhoria do transporte ferroviário de passageiros não irá representar aumento na passagem, que permanecerá por um bom tempo ainda por R$ 0,50 (cinquenta centavos)”, assegura.

Técnicos da CBTU em João Pessoa já trabalham na elaboração de uma nova grade horária, onde o tempo de espera nas estações será reduzido por conta da maior quantidade de trens em operação. “Ao final do processo de modernização, prevista para os próximos quatro anos, a CBTU estima reduzir o tempo de espera entre os trens dos atuais 55 minutos para até 15 minutos, com a construção de estações ilhas que possibilitará mais cruzamentos entre as composições”, revela. Também há a estimativa no crescimento de passageiros transportados que deverá passar dos atuais 5 mil/dia para até 40 mil usuários diários.

Redação

Últimas notícias

Ruy Carneiro esclarece reunião com Domiciano Cabral e diz que tratou apenas de filiação ao Podemos

O deputado federal Ruy Carneiro usou as redes sociais nesta segunda-feira (2), para esclarecer especulações…

2 de fevereiro de 2026

Candidatos têm até esta segunda para confirmar interesse na lista de espera do Sisu

Os candidatos não selecionados na chamada regular do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2026 têm…

2 de fevereiro de 2026

Congresso Nacional retoma trabalhos nesta segunda-feira

Deputados e senadores vão se reunir em sessão conjunta nesta segunda-feira (2) para inaugurar a…

2 de fevereiro de 2026

Veneziano diz que convite para vice de Cícero foi feito a Pedro e a Romero: “Se um deles decidir, está definido”

O senador e presidente estadual do MDB, Veneziano Vital do Rêgo, afirmou nesta segunda-feira (02),…

2 de fevereiro de 2026

Paraíba está entre os estados com maior tempo de espera em perícias do INSS, aponta CGU

A Controladoria-Geral da União (CGU) deu prazo até o mês de março para que o…

2 de fevereiro de 2026

Ruy avisa que ainda não definiu apoio a Efraim ou Lucas na disputa pelo Governo da PB: “Tem tempo”

O deputado federal Ruy Carneiro (Podemos) deixou claro, durante entrevista nesta segunda-feira (02), que ainda…

2 de fevereiro de 2026