Em plena Quarta-feira de Cinzas o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), destacou a importância da Quaresm e do tema da Campanha da Fraternidade que que será lançada hoje em todo o país pela Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Ele lembrou que o período quaresmal se constitui para os cristãos em um grande retiro espiritual onde todos são chamados a viver a fraternidade, a justiça e a paz.
Vital reafirmou que a Quaresma é um momento de reflexão sobre a expiação, a dolorosa vida de Jesus Cristo, que morreu na cruz para salvar a humanidade, tendo ressuscitado três dias depois. ”Para nós católicos um momento de reflexão sobre a expiação, a dolorosa vida final de Cristo, que morreu por nós. Eu falo com muita emoção da Quaresma como significado de renascimento, de vida” disse Vital.
Vital também considerou oportuna a ação da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) que este ano escolheu a Juventude como tema da Campanha da Fraternidade. Em uma viagem no tempo, ele remeteu ao ano 1964, ano do lançamento da primeira edição da CF, lembrando dom Eugênio Sales e também “o jovem dom Helder Câmara”.
O senador elogiou a ação da CNBB na luta por uma sociedade mais igualitária. “A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil se dedica a ser uma figura ativa na sociedade brasileira em busca de justiça social, e a Campanha da Fraternidade de 2013 está correta ao conclamar os jovens a buscarem os valores da vida” disse.
Em sintonia com o discurso do presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Eduardo Pinheiro, Vital explicou que uma das metas principais da CF de 2013 é olhar a realidade juvenil, compreender a riqueza de suas diversidades, potencialidades e propostas, como também os desafios que provocam atitudes e auxílios aos jovens e aos adultos.
Vital disse que sempre acreditou na juventude. Tanto articulou e votou favorável na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado Federal – CCJ e na Comissão de Assuntos Sociais, do Estatuto da Juventude. Também articulou a expansão do Plano Juventude Viva nos municípios paraibanos.
A Campanha da Fraternidade tem como objetivo acolher os jovens e oferecer caminhos para sua participação efetiva na comunidade da Igreja Católica e na construção de uma sociedade mais fraterna, fundamentada na cultura da vida, Justiça e paz.
A campanha, que acontece em todo o Brasil, no período da Quaresma e este ano, as Dioceses vão intensificar o apelo aos jovens para participarem da Jornada Mundial da Juventude que acontece em junho no Rio de Janeiro.
Após 21 anos da Campanha da Fraternidade de 1992, que abordou como tema central a juventude, a CF 2013, na sua 50ª edição, terá a mesma temática. A acolhida da temática “juventude” tem como objetivo ter mais um elemento além da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) para fortalecer o desejo de evangelização dos jovens.
O objetivo geral da CF é acolher os jovens no contexto de mudança de época, propiciando caminhos para seu protagonismo no seguimento de Jesus Cristo, na vivência eclesial e na construção de uma sociedade fraterna, fundamentada na cultura da vida, da justiça e da paz.“Dentro do sentido da palavra ‘acolher’ está o valorizar, o respeitar o jovem que vive nesta situação de mudança de época e isso não pode ser esquecido”, destacou Vital
Assessoria
Na tarde de ontem (10), a Polícia Rodoviária Federal (PRF), comunicou que um trecho da…
A Prefeitura de João Pessoa e a Prefeitura de Campina Grande definiram o calendário de…
O bloco Muriçocas do Miramar, um dos símbolos mais tradicionais do pré-carnaval de João Pessoa,…
Conhecido por provocar aumento das temperaturas e mudanças no regime de chuvas, especialmente com redução…
Uma decisão ontem (10), da 5ª Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) rejeitou, o…
Um ataque em uma escola e em uma residência de Tumbler Ridge, no Canadá, deixou…