Categorias: Paraíba

Vital preside a 5ª audiência pública da Comissão da Lei de Licitações

Senador Vital preside nesta segunda a 5ª audiência pública da Comissão da Lei de Licitações e Contratos

A comissão pretende a modernização da Lei de Licitações e Contratos

 

Iniciando mais uma semana de muito trabalho, o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), preside nessa segunda-feira (02), a 5ª audiência pública, da Comissão da Lei das Licitações e Contratos (Lei 8.666/93) (CTLICON). Vital que preside a Comissão, pretende colher as opiniões de representantes do setor produtivo nacional visando a atualização do diploma legal.

 

Presidida por Vital do Rêgo, a comissão aprovou um cronograma que será dividido em três fases. A primeira será destinada a audiências públicas, às segundas-feiras, às 18h. A segunda fase de trabalho da comissão será destinada a estudar as sugestões e críticas colhidas nas audiências públicas e compará-las com os projetos que tramitam no Congresso sobre o assunto. Também nessa fase será elaborada a minuta de um projeto de lei. A relatora senadora Kátia Abreu (PSD-TO) disse que há muitos projetos bons e que a ideia é aproveitá-los, não dispensá-los.

 A última fase de trabalhos, que deverá ser concluída até o dia 8 de outubro, será destinada a discussão da minuta e deliberação sobre a versão final do projeto.

 Convidados – Para a reunião de segunda foram convidados o especialista sênior de Aquisições do Banco Mundial, Frederico Rabello; o sócio da consultoria PwC Gileno Gurjão Barreto; o ex-deputado federal Luiz Roberto Ponte; o presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CMN), Paulo Ziulkoski; o secretário de Fazenda de Salvador, Mauro Ricardo Rocha; o chefe de gabinete do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), Ricardo Leite Ribeiro; e o diretor de Relações Institucionais da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), Edmundo Oliveira.

 Como presidente da Comissão, o senador Vital observou que a Lei nº 8.666/1993 foi criada em um momento sócio-político complexo, onde o país passava por um recente processo de impeachment e a hiperinflação estava presente no cotidiano das pessoas. Isso refletiu diretamente no texto, que exagera na burocracia e no engessamento dos procedimentos. Para o senador, é necessário criar mecanismos que garantam agilidade e aprimorem o combate à corrupção.

 Vital reafirmou que o desafio da Comissão é atualizar a Lei 8.666, de 21 de junho de 1993. Conforme observou Vital do Rêgo, a Lei das Licitações, como se tornou conhecida e que completará no próximo mês 20 anos de existência, não atende mais às demandas do nosso crescimento e desenvolvimento.

 Para ele, se faz urgente dotar o país de um marco legal que dê ao setor das contratações públicas mais competitividade e celeridade. Tendo em vista que as regras vigentes se tornaram obsoletas, não há segurança jurídica, nem para o governo e tampouco para os particulares que desejam contratar com o poder público.

 

Ele também reafirmou que as mudanças deverão preservar o rigor da punição daqueles que, de alguma forma, intentem burlar as regras estipuladas para a contratação, tal como a busca da proposta mais vantajosa para o governo e para as demandas da população. Na visão do senador peemedebista é necessário combinar, nas contratações, o máximo de eficiência e de lisura com o mínimo de riscos para a sociedade.

 

O parlamentar paraibano também defende a instrumentalização de mecanismos que garantam um melhor aproveitamento dos recursos financeiros utilizados. A perspectiva é que o novo texto legal deva consolidar os diferentes tipos de licitações existentes, incluindo o pregão e o regime diferenciado de contratação. Já foram apresentados 518 projetos de iniciativa da Câmara dos Deputados, 157 do Senado e 50 medidas provisórias do governo com o objetivo de alterá-la.

 

Redação com assessoria

Últimas notícias

Começa vacinação de 1,2 milhão de profissionais de saúde contra dengue

Começou nesta semana a vacinação contra a dengue para profissionais de saúde da atenção primária,…

11 de fevereiro de 2026

Cícero Lucena anuncia reajuste de 10% para servidores municipais de João Pessoa

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (MDB), anunciou nesta quarta-feira (11) um reajuste salarial…

11 de fevereiro de 2026

Inmet emite alerta de chuvas intensas para João Pessoa e mais 100 cidades da Paraíba

Os paraibanos devem ficar atentos às mudanças no tempo nas próximas horas. O Instituto Nacional…

11 de fevereiro de 2026

TCE aprova por unanimidade contas de 2024 da prefeitura de Pocinhos

O Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) aprovou, por unanimidade, nesta quarta-feira (11),…

11 de fevereiro de 2026

Articulação de deputados da PB garante aprovação de projeto que reconhece CG como maior polo cristão do Brasil no Carnaval

Com uma articulação do presidente da Câmara dos Deputados, o deputado federal Hugo Motta (Republicanos-PB),…

11 de fevereiro de 2026

“Temos conversado até porque nós temos o mesmo propósito”, revela Cícero Lucena ao confirmar diálogo com Jhony Bezerra

O prefeito de João Pessoa e pré-candidato ao Governo do Estado, Cícero Lucena (MDB), confirmou…

11 de fevereiro de 2026