A Paraíba o tempo todo  |

Violação de direitos contra crianças e adolescentes em JP cresce durante pandemia

Dados de Violações contra Crianças e Adolescentes, registrados pela Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania de João Pessoa (SEDHUC) aponta que os casos de violência e abusos aumentaram na Capital durante o período da pandemia. Esse cenário reforça a importância da campanha “Faça Bonito”, que teve mais uma ação de divulgação, nesta quinta-feira (20), no bairro de Mandacaru. A Campanha foi lançada na Capital pelo secretário João Corujinha no dia 18 de maio, “Dia D” de enfrentamento ao abuso e à exploração sexual contra crianças e adolescentes em todo o país.

“A pandemia, isolamento social, o estresse vem contribuindo para aumentar as violações de direitos, violências e abusos contra crianças e adolescentes, bem como de idosos e mulheres”, afirma Benicleide Silvestre, diretora da Assistência Social da SEDHUC. Segundo ela, uma grande preocupação é o aumento de casos de mendicância nos sinais. “Nós temos um trabalho de acompanhamento da assistência social em parceria com os Conselhos Tutelares para que através da mendicância, não se desencadeiem a exploração e o abuso sexual. Sendo uma das piores formas de trabalho infantil, que é o nosso principal foco nessa campanha do mês de maio”, reforçou.

O levantamento traz números sobre violência física, psicológica, abuso sexual, exploração sexual, negligência e abandono registrados entre os meses de janeiro a abril dos anos de 2020 e 2021. De acordo com os dados todas essas violações tiveram aumento no número de ocorrências. Os números mais assustadores são de negligência, que saltaram de 23 em 2020 para 69 em 2021. Os casos de violência física, foram três em 2020, passaram para 27 casos em 2021. Não houve registro de casos de violência psicológica no ano de 2020, porém em 2021 foram 19. Abuso sexual teve registro de 12 ocorrências em 2020 e 18 em 2021. De exploração sexual, o número de casos se manteve estável, sendo três (03), em 2020 e quatro (04) em 2021 e abandono foram dois casos, em 2020 e 10 em 2021.

“Nós estamos nos reinventando. Uma das nossas estratégias nesse período da pandemia foi manter o atendimento de forma remota e, recentemente, híbrida, focando nos serviços de convivência que trabalham o fortalecimento de vínculos. O objetivo é dar todo o apoio e garantia de direitos de crianças, adolescentes e todos ciclos de vida. As visitas domiciliares nós realizamos conforme as urgências, emergências e demandas judiciais”, explica.

Campanha – A campanha “Faça Bonito” foi lançada oficialmente na Capital no dia 18 de maio pelo secretário de Direitos Humanos e Cidadania de João Pessoa, João Corujinha. As atividades seguem até o fim do mês com distribuição de material, oficinas, divulgação de vídeos e nas redes sociais. A SEDHUC vai desenvolver ações alusivas à data, envolvendo a equipe técnica e crianças e adolescentes atendidos pelos serviços da secretaria.

Nesta quinta-feira, membros da equipe do (CRAS), do bairro de Mandacaru realizaram panfletagem nos semáforos, utilizando também faixas e cartazes como instrumento de atrair a atenção das pessoas da comunidade para a realização e importância da Campanha contra o abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes.

Serviços – A Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania de João Pessoa (SEDHUC) dispõe de programas voltados para a prevenção e proteção de crianças e adolescentes, a exemplo dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), Serviços de Convivência e o CREAS, bem como acolhimento, acionado quando existe a ruptura familiar. Outro importante veículo de comunicação é o “Disque Denúncia 156”, que atua no reforço dessa corrente em defesa das crianças e adolescentes. O anonimato é garantido a aqueles que denunciam.

 

Da Redação com Assessoria

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe