A Paraíba o tempo todo  |
PUBLICIDADE

Vigilância recolhe cerca de 1 t de alimentos em supermercado na PB

 Aproximadamente uma tonelada de produtos alimentícios armazenados de forma irregular no supermercado Extra da Avenida Epitácio Pessoa, em João Pessoa, foi enviada ao aterro sanitário nesta sexta-feira (19). A ação faz parte da Operação Consumo Seguro, realizada em parceria com o Ministério Público. Os produtos tinham sido apreendidos na última quarta-feira (17), quando alguns setores do estabelecimento foram interdidatos por conta dos problemas constatados durante a fiscalização, mas somente nesta sexta-feira foram recolhidos e enviados para o aterro sanitário.

De acordo com o gerente da Vigilância Sanitária, Alberto José dos Santos, alguns produtos não continham as informações necessárias nos rótulos ou não tinham rótulos e outros estavam acondicionados de forma inadequada, proporcionando a proliferação de bactérias e fungos.

“Essa é uma ação preventiva que visa o bem-estar do consumidor. Esses produtos estão sendo recolhidos e sua comercialização proibida, pois, pelas condições que se encontravam, poderiam causar danos à saúde da população”, afirmou Alberto José, que acrescentou que todos os produtos apreendidos foram inutilizados.

Em nota enviada na última quarta-feira, o supermercado disse que “trabalha com rigorosos padrões de controle de qualidade dos produtos que comercializa em todas as suas unidades”. “ A empresa já tomou todas as providências para correção do fato e reorientou os colaboradores quanto ao padrão de qualidade exigido pela companhia. A loja opera normalmente”, diz o comunicado.

 

O gerente da Vigilância explica, ainda, que a mercadoria, mesmo sendo importada e possuindo uma instrução de conservação, suas condições de armazenamento devem ser adequadas à regulamentação vigente do país de destino, onde ocorrerá o consumo.

 

Um processo administrativo sanitário será instaurado contra o estabelecimento, o qual já havia sido notificado outras vezes sobre as irregularidades. “Por causa da reincidência na conduta contrária às normas estabelecidas, o supermercado será autuado e sofrerá penas de acordo com a lei, inclusive multa”, explicou.

 

Apreensão de óculos

No início do mês, a Vigilância Sanitária apreendeu mais de mil óculos de grau e sol, na Capital. A ação de fiscalização foi realizada em distribuidoras e pontos de venda de óculos e teve a parceria do Ministério Público, Sindicato Profissional em Óptica e Optometria e Contatologia do Estado (Sindoc), Receita Estadual e Procon Municipal.



Redação com G1

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe