Categorias: Paraíba

Vereadores fazem ‘gazetagem’ na CMCG e tentam justificar

PUBLICIDADE

Em ritmo de pré-campanha, vereadores fazem rodízio de ‘gazetagem’ na CMCG e depois usam a tribuna da Casa para tentar justificar o injustificável

As sessões ordinárias realizadas na Câmara Municipal de Campina Grande, na última quarta-feira (11) e nesta quinta-feira (12), foram para lá de tumultuadas. Motivo? Ausência dos vereadores. Embora o vereador Cassiano Pascoal (PMDB) já tenha solicitado a instalação de um ponto eletrônico na Casa de Félix Araújo, até o presente momento nada foi feito.

Segundo o vereador Antonio Pereira (PMDB), na sessão da última quarta-feira (11), não havia quorum para votar projetos de relevância para a sociedade campinense e foram feitas críticas a alguns vereadores que costumam brincar de legislar. Resultado? Nesta quinta-feira (12) Casa lotada e alguns dos faltosos se utilizaram da tribuna para reclamar porque haviam sido taxados de irresponsáveis.

Pereira disse que se enquadra na lista dos mais assíduos e revelou que não está fazendo além da sua obrigação enquanto representante do povo. Segue esta linha os vereadores Cassiano Pascoal (PMDB), Olímpio Oliveira (PMDB), João Dantas (PSD), Nelson Gomes (PRP), Antonio Pimentel Filho (PMDB), Tovar Correia Lima (PSDB) e Fernando Carvalho (PT do B). Ou seja, dos 16 vereadores, apenas a metade comparece diariamente para trabalhar.

O restante dos vereadores, os gazeteiros, costumam estar presente apenas quando existe alguma propositura de realização de sessão especial para título de cidadão ou coisas do gênero.

Questionado sobre o por quê do ponto eletrônico ainda não ter sido instalado, o vereador Antonio Pereira disse que a instalação do ponto eletrônico na Câmara dos Vereadores em Campina Grande já está atrasada e justificou que como ele não compõe a mesa diretora, não há como explicar os reais motivos da demora na instalação do dispositivo.

 

Ponto Eletrônico

Apesar do vereador Cassiano Pascoal, diga-se de passagem, o mais assíduo nessa legislatura, desde que assumiu seu lugar na Câmara Municipal de Campina Grande cobra a instalação de um ponto eletrônico, mas tem encontrado a sua frente alguns empecilhos.

Para alguns vereadores o ponto eletrônico resolveria o problema, porque só assim saberia quem comparece a Câmara e trabalha realmente. Para outros, isso não iria resolver o problema, além de justificarem que o trabalho de um vereador não se restringe apenas a sua presença no Legislativo Mirim.

Justificar que o trabalho dos vereadores não se resume apenas a Câmara Municipal parece piada, afinal são três horas diárias e três dias por semana, o que corresponde a 36 horas de trabalho por mês e ainda se dá ao luxo de serem contra a instalação de um ponto eletrônico, é demais.

Alguns vereadores além de não se fazer presente a Câmara Municipal de Campina Grande se acham no direito de assinar o livro nos dias em que faltaram. No ano passado, o vereador Cassiano Pascoal (PMDB) chegou para trabalhar e como não apareceu mais nenhum vereador, ele mesmo abriu e encerrou a sessão. 

Após encerrar a Sessão, o vereador Cassiano Pascoal riscou todos os espaços no livro de registro presencial, o que ocasionou um verdadeiro caos entre os vereadores no outro dia. Cassiano só não foi crucificado porque não está configurado em Lei tal pena.

Tem aqueles vereadores que comparecem a Câmara, mas apenas para assinar o livro de presença e, em seguida, vão embora para trabalhar, só não se sabe aonde, nem por quem. E também tem os que vão e ficam encantados com os brinquedinhos tecnológicos que adquirem com o dinheiro do povo.

 

 

Confira os vereadores da CMCG:

 

Confira o aúdio da entrevista com o vereador Antonio Pereira:

 

 

 

Confira agora o vídeo dos que gostam de brincar com aparatos tecnológicos:

 

 

 

Simone Duarte

PB Agora
 

 

Últimas notícias

Campanha da Fraternidade da CNBB foca no direito à moradia digna

Igreja Católica defende habitação como porta de entrada à cidadania. A Conferência Nacional dos Bispos…

18 de fevereiro de 2026

Coren-PB emite nota após renúncia da presidente e garante apurações com imparcialidade

O Conselho Regional de Enfermagem da Paraíba (Coren-PB) se manifestou publicamente, através de nota publicada…

18 de fevereiro de 2026

Veneziano garante recursos para cumprir cronograma de duplicação da BR 230 em CG

O senador participou de uma inspeção as obras nesta quarta-feira. O Senador Veneziano Vital do…

18 de fevereiro de 2026

Jackson Macedo critica movimento conservador após repercussão negativa em desfile que prestava homenagem a Lula

O ex-presidente estadual do PT na Paraíba, Jackson Macedo, utilizou as redes sociais nesta quarta-feira…

18 de fevereiro de 2026

“De Volta Para Minha Terra”: ALPB vai apreciar PL que enviará pessoa em situação de rua na PB para seu estado de origem

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) deve apreciar nos próximos dias o Projeto de Lei…

18 de fevereiro de 2026

Governo Federal lança Portal de Educação Empreendedora com cursos gratuitos

O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) lançou o…

18 de fevereiro de 2026