Categorias: Paraíba

Vereadora vai analisar possíveis modificações em Projeto de Lei

Vereadora vai analisar possíveis modificações no projeto que obriga estabelecimentos a contratarem o serviço de bombeiros civis

A vereadora Raíssa Lacerda (PSD) vai se reunir com sua assessoria jurídica, parlamentar e com o Sindicato dos Bombeiros Civis para analisar as propostas de alterações ao seu projeto de lei que foram apresentadas pelo representante da Defesa Civil do Estado, durante a sessão especial de quarta-feira (16), no plenário da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP). Ela informa que somente depois é que vai decidir, com o aval da categoria, se mantém seu projeto do jeito que está ou se faz alguma alteração. A matéria tramita na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) da Casa, aguardando parecer.

O projeto de Raíssa prevê, em linhas gerais, que o serviço de bombeiros civis passará a ser obrigatório em todos os estabelecimentos ou eventos de grande concentração pública em João Pessoa, ou seja, que a atividade seja implantada em locais públicos com aglomeração de mais de 200 pessoas. As modificações foram sugeridas, na sessão, pelo coordenador da Defesa Civil do Estado, coronel Rufino. O tenente-coronel Vilmar, do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar, que responde pelo setor de Divisão Financeira, concordou com as possíveis alterações e com a proposta de Raíssa.

Para Rufino, o projeto da parlamentar, com as devidas modificações, vai fortalecer e valorizar, ainda mais, a profissão do bombeiro civil, lhe garantindo mais benefícios. Representantes do Sindicato não aceitam, de forma nenhuma, que a profissão fique atrelada ao Corpo de Bombeiros da PM. Eles alegam que, com muito esforço e luta, conseguiram, enfrentando inclusive muita pressão, desvincular o exercício da categoria com as do bombeiro militar. O sindicato vai estudar, com Raíssa e sua assessoria, as eventuais alterações para poder tomar uma posição definitiva sobre o assunto.

Ainda de acordo com o projeto de Raíssa, os estabelecimentos e eventos que acomodem grande contingente de pessoas serão definidos em regulamento a ser editado pelo prefeito. A matéria prevê ainda que os estabelecimentos instalados na cidade, a partir da expedição do alvará de funcionamento pela Prefeitura, deverão obedecer ao número mínimo de bombeiros civis, atendendo às normas desta lei e de sua regulamentação. A lei vai regulamentar também o número de bombeiros civis por edificação, levando em conta a metragem de área construída e a circulação de pessoas pela edificação.

Na sua justificativa, a vereadora destaca que, atualmente, as empresas privadas estão contratando bombeiros civis para impedir que situações de risco cheguem a ameaçar o local de trabalho e as pessoas que ali circulam, primando pela segurança do local e atendimento imediato. Porém, ainda encontramos várias empresas, eventos e estabelecimentos que não contam com a presença de bombeiros habilitados.

“Há uma carência muito grande desse tipo de atividade em shoppings, casas de shows, entre outros estabelecimentos. A necessidade de regulamentação da profissão no âmbito municipal, bem como, o aumento do contingente desses profissionais nos levou a apresentar esse projeto de lei ora debatido. Pretendemos valorizar a categoria e garantir benefícios que nesse momento os bombeiros não usufruem”, argumenta.

Segundo Raíssa, a profissão é regulamentada pela Lei Federal nº 11.901/09, que classifica as funções exercidas pelos bombeiros civis.
 

 

Últimas notícias

Paraibano 2026: Augusto Potiguar marca golaço, e Campinense vence Serra Branca por 1 x 0 no Amigão

O Campinense conquistou uma vitória importante na tarde deste sábado, no Estádio Amigão, em Campina…

14 de fevereiro de 2026

Cinco pessoas morrem em grave acidente na BR-230, em Soledade

Um grave acidente envolvendo um carro de passeio e uma carreta deixou cinco pessoas mortas…

14 de fevereiro de 2026

Rodoviária de JP deve receber mais de 40 mil passageiros no Carnaval 2026; CG e Patos estão entre os destinos mais procurados

Com a proximidade do Carnaval 2026, o movimento no Terminal Rodoviário de João Pessoa deve…

14 de fevereiro de 2026

Lucas Ribeiro destaca entrega do Binário de Jacumã e diz que governo “não para” na Paraíba: “Pra frente sempre”

O vice-governador Lucas Ribeiro usou as redes sociais neste sábado (14) para destacar a entrega…

14 de fevereiro de 2026

Ao lado de Lula, João Azevêdo prestigia Galo da Madrugada no Recife

O governador da Paraíba, João Azevêdo, marcou presença neste sábado de Carnaval no desfile do…

14 de fevereiro de 2026

Litoral da Paraíba tem quatro trechos de praia impróprios ao banho neste Carnaval

Quatro trechos de praias do litoral da Paraíba estão impróprios para banho neste fim de…

14 de fevereiro de 2026