Categorias: Paraíba

Vereador da CMJP contesta gestão orçamentária

PUBLICIDADE

O vereador Marcos Henriques (PT) tomou conhecimento de uma série de irregularidades que vêm sendo praticadas na gestão orçamentária do município de João Pessoa, descritas a partir da análise do Relatório de Acompanhamento de Gestão feita recentemente pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB), os quais produziram a emissão de ALERTA direcionado à prefeitura de João Pessoa. No citado documento a prefeitura é questionada sobre a existência de déficits orçamentários sem que, em decorrência disso, tenha adotado qualquer medida visando corrigir a inconsistência, conforme determina a Lei de Responsabilidade Fiscal.

Outros problemas estão relacionados ao recolhimento dos encargos patronais, pois, segundo o TCE a PMJP tem recolhido bem abaixo de suas obrigações as contribuições previdenciárias e trabalhistas. De acordo com Marcos Henriques isso é preocupante uma vez que ao não honrar com tais obrigações o prefeito sonega e endivida o município, haja vista que um dia tais obrigações seguramente serão cobradas, e com juros, afirma o vereador.

Outro ALERTA que também chamou a atenção do vereador diz respeito ao fato de a prefeitura não estar cumprindo os limites constitucionais de aplicação de recursos na política de manutenção e desenvolvimento do ensino, assim como de não registrar os resultados das aplicações financeiras dos recursos do FUNDEB, como determina a Lei. Outra grave constatação feita pelo Tribunal de Conta diz respeito à elevada quantidade de servidores temporários, que segundo o Relatório apresentado somam 10.740 contratos. Ou seja, 120% mais do que os efetivos e comissionados somados.

O conjunto de informações consta do Processo 110/2017 relativo ao Relatório de Acompanhamento de Gestão emitido pelo TCE no dia 20 de junho do ano em curso.

De acordo com Marcos Henriques, tais questionamentos são pertinentes e necessitam de respostas urgentes no âmbito da gestão orçamentária, pois se não forem sanados seguramente resultarão em prejuízos para toda a cidade. “O momento é delicado e exige do gestor equilíbrio, transparência e, acima de tudo, cumprimento à legislação, pois do contrário quem irá pagar pelos equívocos serão a educação, a saúde e o bem-estar da população, e isso não podemos permitir”, disse o vereador.

Questionado sobre o fato de a Câmara Municipal encontrar-se em recesso, dificultando às ações de fiscalização que são atribuições do legislativo, o vereador informou que pretende agendar uma reunião com o Tribunal de Contas para tomar conhecimento dos problemas e se preparar para o retorno do período legislativo. “Preciso me aprofundar, recolher subsídios e orientações, quem sabe do próprio TCE, para contribuir com o processo de fiscalização de forma responsável e qualificada, mas de antemão posso afirmar que também irei à prefeitura em busca de respostas e de medidas corretivas”.

 



Do Blog do Diego LIma

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Bruno Cunha Lima crava alianças para 2026 e confirma apoio a Efraim, Veneziano e Romero

O prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima, reafirmou seu posicionamento sobre as eleições de…

25 de dezembro de 2025

Sob forte comoção, corpo do presidente da Câmara de Bayeux, Adriano Martins, é sepultado

O corpo de Adriano Martins, presidente da Câmara Municipal de Bayeux, na Região Metropolitana de…

25 de dezembro de 2025

Novo concurso para professor da UFPB tem edital publicado e salários que podem ultrapassar R$ 14 mil

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) publicou o edital nº 110/2025 para a realização de…

25 de dezembro de 2025

Três suspeitos de crimes contra mulheres são presos neste feriado de Natal em João Pessoa

A Polícia Militar prendeu três suspeitos de cometer crimes contra mulheres, nesta quinta-feira (25), na…

25 de dezembro de 2025

Polícia Militar acaba com rolezinhos e aplica mais de 100 multas na noite de Natal em João Pessoa

A Polícia Militar multou 110 veículos por vários tipos de infrações, na noite dessa quarta-feira…

25 de dezembro de 2025

Idosa é assassinada a facadas por namorado de 40 anos em João Pessoa; caso é investigado como feminicídio

Uma mulher de 60 anos foi morta com golpes de faca na madrugada desta quinta-feira…

25 de dezembro de 2025