Realizado pelo Governo do Estado, através da Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer, o evento foi considerado um sucesso absoluto com recorde de público em todos os ambientes.

“O saldo do evento foi muito positivo, graças a Deus e à equipe que se empenhou e fez o máximo para oferecer lazer, cultura e entretenimento de qualidade à população”, avaliou o secretário Ruy Carneiro.

Aberto no dia 15 de janeiro, o Verão Total 2009 encerrou suas atividades neste domingo (15) e registrou uma média diária de 12 mil visitantes nos dias úteis, mas, segundo Ruy Carneiro, nos sábados e domingos, o público chegou a 15 mil pessoas. “Os números falam por si e mostram como foi grandiosa a aceitação da Paraíba à segunda edição do evento”, observou o secretário da Juventude, Esporte e Lazer, agradecendo a resposta de João Pessoa ao projeto e adiantando que já estão sendo planejadas para 2010.

A grande novidade desta edição foi a pista de patinação no gelo, única atividade que não era inteiramente gratuita no evento, mas que nem por isso deixou de ser bastante frequentada. A atração aliou o lazer à solidariedade e chamou a atenção de todos os visitantes, que para ter acesso bastava doar um quilo de alimento não perecível. Até o dia 31 de janeiro, foram arrecadados 6.000 quilos de alimentos.

Os alimentos arrecadados nos primeiros 15 dias – até o dia 31 de janeiro – foram distribuídos com instituições que cuidam de crianças, idosos, creches e hospitais beneficentes, relacionadas pela Arquidiocese da Paraíba. A entrega dos alimentos por parte do Governo do Estado à Arquidiocese aconteceu na quinta-feira passada.

Os alimentos foram repassados para entidades filantrópicas a exemplo do Hospital Padre Zé, Casa de Convivência Positiva, Toca de Assis, Comunidade Servos de Maria, Consolação Misericordiosa, Fazenda Esperança e Lar da Providência.

Megaestrutura e brinquedo que é sucesso na Ásia e EUA

A estrutura do Verão Total 2009 – a mesma utilizada no Circuito de Vôlei do Banco do Brasil – ocupou uma área de 8.000 metros quadrados, nas areais da praia de Cabo Branco, no final da Av. Beira Rio, onde foram instaladas a Praça de Eventos para apresentações culturais; a Praça de Esportes, onde aconteceu campeonatos e outros eventos esportivos; a Vila Criança, área destinada às crianças acima de quatro anos de idade; e a Vila Bebê, outra novidade desta segunda edição do evento destinada às crianças de até quatro anos de idade.

Para alcançar o sucesso desejado, principalmente com relação ao número de visitantes, o Governo do Estado aperfeiçoou o evento, que ganhou novas atrações, a exemplo da pista de patinação no gelo – a única montada na areia da praia-, que proporcionou, além do lazer, a inclusão social, já que o ingresso era um quilo de alimento não perecível.

Outra novidade no Verão Total é o play ball, que recebeu um grande número de crianças e adolescentes a cada dia. O brinquedo tornou-se uma sensação nos países asiáticos e nos Estados Unidos. Sua estrutura composta por uma piscina de 10 metros onde crianças, jovens e adultos brincaram no interior de quatro bolhas de 2,10 de diâmetro.

Fechadas hermeticamente, as bolhas permitem rolar ou andar sobre a água, sem se molhar. O brinquedo até agora só havia sido instalado em um shopping de Campo Grande, capital do Mato Grosso. Seu ineditismo ainda é maior quando se trata de abertura gratuita ao público: é a primeira vez que isso aconteceu no Brasil.

O evento contou com a participação de profissionais de educação física e de professores para atender o público participante das atividades esportivas e recreativas.

A União

 

Total
0
Compartilhamentos
Deixe seu Comentário
Notícias relacionadas

Policial autor de disparo que matou vigilante em CG será afastado, diz PM

Um jovem vigilante foi morto por um disparo de arma de fogo durante uma abordagem policial no bairro da Palmeira, na Zona Norte de Campina Grande. De acordo com familiares…

Governo da Paraíba publica regulamento da Campanha ‘Nota Cidadã’

O Governo da Paraíba publicou no Diário Oficial do Estado o decreto com a regulamentação da campanha de prêmios “Nota Cidadã”, que será lançada nesta segunda-feira (16), às 10h da…