A Paraíba o tempo todo  |

Veneziano entrega Cozinha Comunitária do Bairro do Jeremias e beneficia carentes

Veneziano entrega Cozinha Comunitária do Bairro do Jeremias e beneficia carentes

O prefeito de Campina Grande, Veneziano Vital do Rêgo, inaugurou na manhã desta segunda-feira a Cozinha Comunitária “José Gilberto da Silva”, do Bairro do Jeremias. Através da nova unidade, serão oferecidas 300 refeições diárias, incluindo-se “quentinhas”. Cada refeição será vendida ao preço de R$ 1,00.

A solenidade de inauguração foi prestigiada por várias autoridades e lideranças comunitárias. Estiveram presentes o coordenador do Programa Fome Zero no Município, Eder Rotondano; vice-prefeito, José Luiz Júnior; primeira dama, Ana Cláudia Vital do Rêgo; deputada federal, Nilda Gondim e o vereador Olímpio Oliveira.

Durante a solenidade de inauguração, o prefeito Veneziano Vital do Rêgo destacou que a obra representa mais uma “ação do seu governo em prol da segurança alimentar em Campina Grande, num trabalho que vem sendo expandido para beneficiar os moradores das comunidades mais carentes e esquecidos por gestões passadas”. Ele anunciou, na ocasião, que no próximo dia 15 será entregue a cozinha comunitária do Pedregal.

Por sua vez, o coordenador do Fome Zero, Eder Rotondano, explicou que a expansão das cozinhas e restaurantes comunitários da cidade acontece em termos quantitativos e qualitativos, pois o povo recebe alimentação produzida dentro dos mais rigorosos padrões técnicos e de higiene. Ele também ressaltou que este tipo de ação governamental beneficia uma ampla cadeia econômica da cidade, pois também são beneficiados os produtores rurais campinenses.

Em nome da comunidade, falou o líder comunitário Ivan Cabral, que ressaltou o empenho da PMCG não apenas com a implantação da cozinha comunitária, mas também a implantação de muitas obras e diversos serviços ou benefícios em prol da comunidade, especialmente nas áreas de saúde, segurança alimentar, educação e infra-estrutura. “Todo o povo do Jeremias e das regiões vizinhas só tem a agradecer ao prefeito Veneziano”, destacou.

Já o vereador Olimpio Oliveira enfatizou ser “um motivo de orgulho fazer parte de uma gestão que se preocupa com os mais carentes e, por isso, as marcas administrativas do atual governo estão presentes em todos os recantos da cidade, num trabalho que tem o reconhecimento popular”.

Quem também falou, enaltecendo a obra foi o vice-prefeito, José Luiz Junior, lembrando ter sido o primeiro coordenador do Programa Fome Zero em Campina Grande, tendo, consciência, por isso, da importância desta iniciativa para a melhoria da qualidade de vida da população campinense. Ele ainda elogiou a competência dos atuais integrantes do Fome Zero, tendo à frente o professor Eder Rotondano.

Já em nome da família do homenageado José Gilberto da Silva, falou em nome da família, a líder comunitária Zilda Valéria. Segundo ela, o Jeremias hoje é um canteiro de obras e é “um momento de muita emoção da sua família a cozinha comunitária receber o nome do seu irmão, que foi um exemplo de honradez e de trabalho pela comunidade do Jeremias”.

O equipamento beneficia não apenas o Jeremias, mas também moradores do novo bairro Araxá, Promorar e áreas próximas. O funcionamento da cozinha será garantido por uma equipe integrada por 12 profissionais, entre eles nutricionistas, cozinheiros, auxiliares de serviços gerais e outros servidores.

Além da cozinha do Jeremias vão ser inauguradas, ao longo do mês de junho, mais duas cozinhas comunitárias, beneficiando as comunidades do Pedregal e Catingueira. Foram investidos recursos da ordem de R$ 800 mil, sendo as verbas oriundas do governo federal, mas com contrapartida da PMCG.

Com a ampliação da rede do Programa Fome Zero em Campina Grande, a cidade passará a contar com um total de nove cozinhas comunitárias, beneficiando o Distrito de Galante; Distrito de São José da Mata; bairros de José Pinheiro, Liberdade, Malvinas, Bodocongó, Jeremias, Pedregal e Catingueira. Além disso, a cidade conta com dois Restaurantes Populares.

Quando entrarem em funcionamento as três novas cozinhas comunitárias, Campina Grande contará com um total de sete mil refeições oferecidas, diariamente, a toda população. Segundo o prefeito Veneziano Vital, a PMCG financia cerca de 70% do valor de cada refeição oferecida no município.

 

 

Ascom

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe