A Paraíba o tempo todo  |

Vencedora de consulta para reitoria da UFPB, Terezinha aciona STF contra nomeação de Valdiney

Em ação protocolada no dia 11 de novembro, as professoras Terezinha Domiciano e Mônica Nóbrega, que foram as candidatas mais votadas na consulta pública para a reitoria da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), entraram com um mandado de segurança no Supremo Tribunal Federal (STF) para anular a nomeação de Valdiney Gouveia. Na lista tríplice, o professor Valdiney obteve 5% dos votos e mesmo assim foi o escolhido pelo presidente Jair Bolsonaro.

As candidatas pedem que sejam levados em consideração “os votos da comunidade acadêmica e dos órgãos deliberativos da instituição”, que contrariam o Decreto de 4 de novembro de 2020, do Presidente da República, no qual nomeou Valdiney Gouveia Veloso para o cargo de reitor. A ação pede também que sejam suspenso o ato, “determinando-se a observância da ordem da lista tríplice elaborada em reunião conjunta dos Órgãos Deliberativos Superiores da Universidade Federal da Paraíba, sendo nomeadas para os cargos”.

A professoras Terezinha Domiciano e Mônica Nóbrega solicitam ao STF que Valdiney se abstenha de praticar qualquer ato de intervenção na Universidade.

A ação foi distribuída para o ministro Marco Aurélio Mello, que havia remetido para o presidente da STF, ministro Luiz Fux, por prevenção. Fux, no entanto, determinou nesta terça-feira (17) que os autos do processo retornem para o gabinete de Aurélio para julgamento.

 

PB Agora

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe