Por pbagora.com.br

O corpo do vice-presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), deputado Genival Matias, foi velado nesta segunda-feira (20) na sede do Poder Legislativo paraibano. O velório aconteceu até as 10h da manhã e logo em seguida o corpo do parlamentar seguiu para o município de Juazeirinho, no Seridó, onde o velório terá continuidade no Ginásio de Esportes da Escola Marechal Almeida Barreto. O sepultamento acontecerá nesta terça-feira (21).

Genival Matias faleceu nesse domingo (19), em Pernambuco, após sofrer um mal súbito e cair de uma moto aquática, na praia de Serrambi.

Para a realização do velório do parlamentar, a ALPB seguiu todos os protocolos sanitários de prevenção à covid-19, com a disponibilização de dispensers de álcool em gel, tapetes sanitizantes e aferição de temperatura.

O presidente da Assembleia, Adriano Galdino, fez elogios ao companheiro de parlamento Genival Matias, com quem dividia a Mesa Diretora da Casa. Galdino destacou o respeito e as amizades conquistadas por Genival no ambiente político, fruto da forma correta de fazer política que praticava. “Tinha boas propostas, uma boa alma e estava presente e a serviço de qualquer deputado a qualquer hora do dia. A Paraíba perde muito com a ida de Genival e eu perco um deputado amigo e irmão”, desabafou o chefe do Legislativo.

Na avaliação do governador da Paraíba João Azevêdo, a Paraíba perde um jovem político com imensa capacidade de articulação e um espírito de conciliação e união que norteou toda sua trajetória na política. “Perco um amigo que tive, durante todo esse tempo, compartilhando comigo os caminhos que a Paraíba precisa tomar em termos de política. É um momento muito triste que nos reúne aqui hoje. Genival fará falta à Paraíba, pois, enquanto político, tinha sempre uma forma conciliadora de resolver problemas”, ressaltou o governador.

A vice-governadora Lígia Feliciano lamentou o precoce falecimento do deputado. Para ela, Genival era um jovem político que deixará saudades, não só para os amigos e familiares, mas para todos aqueles que o admiravam. “É um político que fará muita falta à Paraíba, porque com sua inteligência, com sua habilidade, com sua capacidade de articular e de debater sem nenhum radicalismo construía para o estado as políticas necessárias para o bem de todos”, afirmou a vice-governadora.

Para o deputado Ricardo Barbosa, ter a oportunidade de conviver com Genival Matias foi um privilégio e sua partida traz muita dor e consternação. “Estou muito chocado. Genival tinha uma imensa capacidade de articulação, foi um político muito sensato. A Paraíba perde muito porque Genival, além de excelente parlamentar e conciliador nato, era uma alma muito generosa. Estamos todos enlutados”, afirmou Barbosa.

“É um momento de muita tristeza. Genival gostava de conservar amizades, conservar relacionamentos. O parlamentar que mais tinha amigos na Assembleia”, afirmou o deputado Wilson Filho.

O prefeito do município de Juazeirinho e irmão do deputado Genival, Bevilacqua Matias, afirmou que o parlamentar deixa um legado de respeito e liderança política. “Um guerreiro, um grande fazedor e construtor de amizades. Isso foi demonstrado pelo seu trabalho na Assembleia, que em pouco tempo se tornou uma das grandes lideranças na articulação e de fazer a boa política, sem ódio, sem revanchismo, mas de construção”, declarou Bevilacqua.

Compareceram ao velório do parlamentar amigos e familiares, deputados, vereadores, além de lideranças políticas de todo o estado e órgãos de imprensa.

Genival tornou-se deputado estadual em 2010, pelo Partido Trabalhista do Brasil (PTdoB), foi reeleito em 2014 e chegou ao terceiro mandato em 2018 com 26.777 votos, pelo Avante, partido que ocupava a presidência estadual.

Deixe seu Comentário
Notícias relacionadas

Governo estimula comércio de produtos da agricultura familiar na PB

Numa ação do Governo do Estado, por meio da Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer), agricultores familiares seguem comercializando seus produtos, apesar dos impactos gerados pela…

Em Live: Ruy apresenta projeto inovador para a saúde de João Pessoa

“A criação do Centro de Especialidades Médicas, em cada distrito sanitário, irá oferecer ao cidadão pessoense uma maior agilidade no diagnóstico, como também ofertar uma contrarreferência da rede especializada mais…