Categorias: Paraíba

Uso de bicicletas elétricas aumenta e Semob orienta ciclistas

Considerando a necessidade de um meio de mobilidade sustentável e a crescente demanda por opções de transporte que priorizem a preservação do meio ambiente, as bicicletas elétricas têm aparecido com mais frequência nas ruas de João Pessoa. Pensando nisso, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP) tem orientado em suas campanhas educativas sobre o uso correto dos espaços destinados para ciclistas.

A campanha ‘Compartilhando Espaços’, que teve início em janeiro de 2017, tem o objetivo de orientar a população sobre a utilização adequada das vias, calçadas e ciclovias para a prática de esportes e lazer para aqueles que utilizam bicicletas, patinetes, patins, skates ou pedestres que apenas passeiam pelas calçadas.

A bicicleta dotada de motor elétrico auxiliar com o dispositivo motriz agregado posterior a sua estrutura tem a circulação permitida em ciclovias e ciclofaixas, sendo que o ciclista terá que usar os equipamentos de segurança como: capacete de ciclista, sinalização noturna dianteira, traseira e lateral, espelhos retrovisores, campainha (buzina), manter os pneus em condição de segurança e com o motor somente para o condutor pedalar, sem acelerador.

Pelo aspecto econômico, o uso da bicicleta elétrica é vantajoso pelo ganho de tempo de deslocamento, se tornando uma opção cada vez mais acessível, ecológica e sustentável para o planeta. Quem se desloca de bike para ir ao trabalho ou a passeio consegue se esquivar de congestionamentos, economizando tempo em relação aos meios de transporte convencionais.

Segundo a chefe da Divisão de Educação para o Trânsito, Gilmara Branquinho, a importância da orientação é respeitar o espaço de cada um, ainda que seja compartilhado. Nas ações, são realizadas abordagens conscientizando a maneira correta de utilização das vias, calçadas e ciclovias para que cada segmento usufrua do espaço que é de direito.

“O ciclista precisa conduzir com segurança, preservando a vida das outras pessoas, com equipamentos obrigatórios e velocidade adequada. O pedestre também precisa de atenção para que não utilize a ciclovia para suas caminhadas, que use as áreas de circulação de pedestres (calçada/passeio), evitando assim acidentes”, explicou.

 

Redação com Secom-JP

 


Leia mais notícias sobre o mundo jurídico no Portal Juristas. Adquira seu certificado digital E-CPF ou E-CNPJ com a Juristas. Entre em contato através do WhatsApp (83) 9 93826000

 

Últimas notícias

Vice-governador Lucas Ribeiro prestigia folia do Carnaval no interior da Paraíba e destaca: “O Sertão mostra a sua força”

O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro, cumpriu agenda nesse domingo (15) em cidades do Sertão…

17 de fevereiro de 2026

Feridos em ataque a tiros na Grande JP seguem internados; três pessoas morreram e cinco suspeitos foram detidos

Três das seis pessoas que foram feridas em ataque a tiros durante uma festa em…

17 de fevereiro de 2026

Segurança da informação: SECDAY promove curso intensivo sobre segurança da informação para profissionais de TI; saiba mais

O SECDAY é um Bootcamp intensivo de cibersegurança, o SECDAY foi criado para quem deseja saber mais…

17 de fevereiro de 2026

Serra Branca anuncia demissão do técnico Roberto Maschio

O Serra Branca SAF confirmou, nesta segunda-feira (16), o desligamento do técnico Roberto Maschio do…

17 de fevereiro de 2026

Prefeitura de João Pessoa confirma desfiles do Carnaval Tradição para o próximo fim de semana

Após a suspensão preventiva ocorrida na noite desta segunda-feira (16), a Prefeitura de João Pessoa,…

17 de fevereiro de 2026

Inmet emite alerta de baixa umidade para 75 municípios do Sertão paraibano

Os moradores de 75 cidades do Sertão da Paraíba devem redobrar os cuidados com a…

17 de fevereiro de 2026