As aulas na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) foram suspensas nesta sexta-feira (10) devido às atividades do Dia Nacional de Luta, Paralisação e Greves.
Os sindicatos de professores e servidores da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) informaram que aderiram à paralisação nacional.
Com isso, trabalhadores, estudantes, movimentos sociais vão às ruas protestar contra mudança nas leis trabalhistas, ao congelamento dos investimentos públicos por 20 anos, ao Programa de Demissão Voluntária de servidores públicos e à Reforma da Previdência.
Em Campina Grande, o protesto acontece a partir das 9h na Praça Clementino Procópio. Em João Pessoa, o ato acontece nas ruas do Centro da cidade. Os manifestantes vão se concentrar em frente ao Lyceu Paraibano a partir das 14h. Às 16h, eles seguem em marcha.
Além dos sindicatos de professores, integram as manifestações a Frente Brasil Popular – Paraíba, a Central Única dos Trabalhadores (CUT), Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), CSP-Conlutas, Nova Central Sindical, União Geral dos Trabalhadores (UGT) e Frente Povo Sem Medo, entre outras entidades de classe e movimentos sociais.
Segundo os organizadores do movimento, ele tem como objetivo protestar contra retrocessos do governo Michel Temer. Eles citam a reforma trabalhista, que entra em vigor neste sábado (11), além das mudanças planejadas para a Previdência, em análise no Congresso, e o decreto publicado pelo Ministério do Trabalho que modifica a definição de trabalho escravo e deixa nas mãos do ministro a inclusão de empresas na “lista suja” daquelas que desrespeitam os direitos trabalhistas.
Redação
Acompanhe o PB Agora nas redes:
Uma carreta que transportava cerca de 80 bois tombou na madrugada desta sexta-feira (09) em…
Moradores da Comunidade Paulo Afonso, localizada na região de Jaguaribe, em João Pessoa, realizaram um…
Um princípio de incêndio mobilizou equipes do Hospital Regional de Sousa, no Sertão da Paraíba,…
Reportagem do portal O Fator, que é referência no estado de Minas Gerais, trouxe ontem…
A riqueza do artesanato paraibano nas diversas tipologias. O Salão do Artesanato Paraibano será aberto…
Com apenas o Campeonato Paraibano para disputar no curto calendário, o Campinense ainda sonha em…