A Paraíba o tempo todo  |

UEPB está promove 3ª Campanha de Vacinação

Até esta sexta-feira (11), o Departamento de Odontologia da Universidade Estadual da Paraíba, localizado no Campus I, em Campina Grande, estará promovendo a 3ª Campanha de Vacinação contra a Difteria, Tétano e Hepatite B, voltada aos alunos, professores e funcionários do curso de Odontologia da Instituição, grupo suscetível de contágio no que se refere a estas enfermidades.

De acordo com a chefe adjunta do Departamento, professora Carmem Lucia Soares Gomes de Medeiros, a atividade integra o programa de extensão “Sistema de Gerenciamento das Doenças Imunopreveníveis”, direcionado à comunidade universitária das áreas de saúde. A justificativa, segundo ela, para direcionar a prevenção a tal grupo, está no fato de que eles lidam, diariamente, com sangue, saliva e outros fluidos bucais, grandes condutores de doenças.

A Campanha teve início no ano passado, sendo composta de três etapas. Nesta última fase, a comunidade universitária deverá receber a terceira dose das vacinas, chamada de “reforço”, o que garantirá a imunidade contra as doenças. “Primeiramente, começamos esta ação com os alunos de Odontologia, mas em breve estenderemos a atividade aos demais alunos do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)”, explicou a professora.

Para receber a terceira dose, nesta Campanha, a professora de Enfermagem Ardigleusa Alves Coelho alerta aos participantes a não perderem o seu cartão de vacinação e o apresentarem no ato. “Ele é a identidade imunológica do cidadão e, sem o cartão, a pessoa não existe imunologicamente”, advertiu.

Voluntários – Além dos próprios professores e alunos do Curso de Odontologia, que atuam como voluntários na Campanha, também participam os docentes e discentes do Curso de Enfermagem da UEPB, especialmente na aplicação das vacinas. O trabalho voluntário dos demais consiste principalmente na prestação de informações sobre a importância da vacinação e no convite para que os colegas participem da Campanha – tarefa realizada dentro e fora da sala de aula.

Um bom exemplo é o aluno do 7º período de Odontologia, Frayni Celestino, para quem a Campanha tem se mostrado uma excelente forma de prestar um serviço social de qualidade. “Com essa atividade, o Departamento de Odontologia mostra que se preocupa com a saúde do aluno e com os riscos da profissão, chamando atenção para a causa e repassando informações corretas sobre a prevenção. Há lugares em que é possível ver muitos trabalhadores correndo riscos inerentes, mas ninguém se importa com a situação deles, em ajudá-los a modificar esse contexto”, ressaltou.

 

Da Assessoria de Imprensa da UEPB
 

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe