Categorias: Paraíba

UEPB e TJ definem termos para parceria de cooperação técnica

 O reitor da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), professor Rangel Junior, recebeu  no Gabinete da Reitoria, em Bodocongó, a visita dos juízes Eduardo Soares e Eduardo Rubens da Nóbrega Coutinho, respectivamente assessor da presidência do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJ-PB) e coordenador do Centro de Mediação Familiar da Comarca de Campina Grande.

A reunião serviu para as instituições aprofundarem as discussões em torno de uma nova parceria entre UEPB e Tribunal de Justiça na área de conciliação e conflitos familiares. O Termo de Cooperação Técnica será assinado em breve, em solenidade que contará com a presença do presidente da Corte, o desembargador Marcos Cavalcanti de Albuquerque.

A reunião contou com a presença do procurador da universidade Ebenezer Pernambucano, e do diretor do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ), professor Amilton de França. A ideia é envolver, em um primeiro momento, alunos e professores dos cursos de Assistência Social, Psicologia e Pedagogia da UEPB, que deverão atuar em uma Vara do TJ para tratar das mediações processuais. A princípio, os atendimentos serão feitos em uma sala do CCJ e, posteriormente, o Tribunal irá dispor de espaço específico para esta finalidade.

O juiz Eduardo Rubens da Nóbrega explicou que a parceria busca auxiliar a sociedade na resolução de conflitos de interesses. Nesse sentido, os estudantes da UEPB, sob orientação dos professores, irão conhecer essas divergências e propor as alternativas para solucionar os problemas. “Estamos buscando a Universidade para que ela pratique os conhecimentos teóricos que o seu alunado tem no dia a dia na sala de aula”, explicou Eduardo Rubens.

Assessor da presidência do TJ, o juiz Eduardo Soares disse que a parceria estreita ainda mais a relação institucional da UEPB com o Poder Judiciário da Paraíba. O termo de cooperação, segundo ele, visa melhorar a qualidade do serviço prestado pela Justiça a população nos casos de conciliação e mediação, particularmente, na área de família. “É importante para o Poder Judiciário esse convênio, porque vai qualificar o trabalho que hoje é realizado apenas por magistrados. Eles vão receber assessoria de assistentes sociais, psicólogos e pedagogos, formando uma equipe multidisciplinar e capacitada”, afirmou.

Diretor do CCJ, o professor Amilton de França enfatizou que a parceria vai promover maior aprendizado prático para os alunos da UEB e ampliar o acesso da população para a resolução conciliatória e ágil de seus problemas. O reitor Rangel Junior se mostrou totalmente favorável ao convênio e disse que a Universidade sempre estará de portas abertas para colaborar com a Justiça.

Assessoria

Últimas notícias

Cidades do Nordeste dominam ranking das mais quentes do Brasil; Patos é a 3ª mais quente

Sol quente e muito calor. Você já sentiu aquele calor de “derreter”? Em algumas cidades…

4 de fevereiro de 2026

Mulher com deficiência é resgatada de situação de violência e abandono em Areia

Uma mulher de 52 anos, com deficiência física, foi resgatada nessa terça-feira (03) em condições…

4 de fevereiro de 2026

Associação Campinense de Imprensa informa sobre velório e sepultamento de jornalista Astrogildo Pereira

A Associação Campinense de Imprensa (ACI), informa aos profissionais de imprensa sobre horários do velório…

4 de fevereiro de 2026

Hugo admite possibilidade de Republicanos disputar vice em 2026, mas descarta imposição: “Isso será construído com diálogo”

O deputado federal e presidente do Republicanos na Paraíba, Hugo Motta, afirmou nesta quarta-feira (04),…

4 de fevereiro de 2026

Motorista é autuado após atolar caminhonete na faixa de areia da praia de Cabo Branco

Uma caminhonete modelo S10 de cor preta ficou atolada na faixa de areia da praia…

4 de fevereiro de 2026

Cícero, Veneziano e Fábio Ramalho juntos em Brasília alimentam rumores sobre chapa

Um registro feito no gabinete do senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB), em Brasília nessa…

4 de fevereiro de 2026