Foto: Banco de Imagens PBTur
O turismo na Paraíba está em alta e vive a prospecção de uma alta estação histórica. Esta informação foi passada nesta terça-feira (10), durante a última reunião do Conselho Estadual de Desenvolvimento Turístico da Paraíba — CONDETUR. A ocasião reuniu os principais representantes do trade turístico do estado.
Durante a reunião, a secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Rosália Lucas, apresentou os números e dados sobre o turismo na Paraíba. Só no primeiro semestre, segundo a Fecomércio, o faturamento no estado, com relação ao turismo, foi de R$ 91,2 milhões, que representa um crescimento de 4,1% em relação ao mesmo período de 2023, e colocou a Paraíba em 1º lugar no Nordeste.
A secretária destacou ainda o crescimento médio de mais de 100% das principais operadoras de turismo, além de, por 4 anos consecutivos, a Paraíba aparecer como líder em Segurança Pública no ranking de competitividade dos estados.
“Estamos aqui apresentando o sucesso do Destino Paraíba no mundo. E quando destacamos esse crescimento na busca por nosso estado, falamos do desenvolvimento econômico gerado a partir do trabalho intenso do Governo do Estado no Turismo. O que estamos vivendo é um grande momento de convergência do Governo, com os municípios, com as instituições, com a sociedade civil e setores públicos e privados. Todos fortalecendo essa união que está fazendo a Paraíba viver um momento único de crescimento sustentável e se destacando com um dos melhores índices econômicos do país”, destaca Rosália, que também é presidente da CONDETUR.
Em 2024, o Governo do Estado investiu mais de R$ 15 milhões entre eventos, capacitações, ações de promoção, feiras e participação em salões. As atividades geraram um total de 6.240 agentes capacitados, 365.048 pessoas impactadas em ações estratégicas em 20 estados e 4 países. Além de obras como o Polo Turístico Cabo Braco, que abrirá mais de 24 mil vagas de emprego e acrescentará mais de 11 mil leitos de hospedagem na capital.
O secretário executivo de Turismo da Setde, Delano Tavares, destaca a satisfação de analisar os dados positivos da Paraíba. “O sentimento é o de dever cumprido, mas ciente de que temos muito trabalho a realizar. O time está fazendo a diferença e a prova está nos números apresentados nessa retrospectiva”.
Ferdinando Lucena, presidente da PBTur, reforça a importância do trabalho coletivo. “Foi um ano de muito trabalho e muito esforço conjunto. E essa junção fez com que a gente conseguisse ir mais longe, consolidando cada vez mais o turismo na Paraíba. Se a gente investe, o resultado aparece. Estamos colhendo os frutos do trabalho de investimento do Governo do Estado nas praias e no interior do estado, na infraestrutura que faz a Paraíba estar em alta, tendo sua economia movimentada através do Turismo. E mais: teremos uma alta temporada histórica na Paraíba.”
Participaram da reunião do CONDETUR:
Secretaria de Estado do Turismo e Desenvolvimento Econômico – SETDE
Empresa Paraibana de Turismo S/A – PBTur
Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão – SEPLAG
Secretaria de Estado de Comunicação Institucional – Secom
Programa Empreender PB
Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (João Pessoa)
Secretaria Municipal de Turismo (João Pessoa)
Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico – Campina Grande
Forum de Turismo da Serra da Borborema
João Pessoa Convention & Visitors Bureau – PB
Associação Brasileira de Agentes de Viagens – ABAV-PB
Associação Brasileira da Indústria Hoteleira – ABIH-PB
Associação Brasileira de Jornalistas e Escritores de Turismo – ABRAJET – PB
Associação Brasileira de Entretenimento e Lazer, Bares, Restaurantes e Similares – ABRASEL – PB
Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – SEBRAE-PB
Sindicato dos Guias de Turismo – SINGTUR-PB
Banco do Brasil
Polícia Militar da Paraíba – Batalhão Especializado em Policiamento Turístico
Aena João Pessoa
Aena Campina Grande
Comitê de Fomento e Desenvolvimento do Centro Histórico de João Pessoa – CFDCH
Secom-PB
Acompanhe o PB Agora nas redes:
A Prefeitura Municipal de Capim, localizada na Zona da Mata paraibana, manifestou profundo pesar neste…
A Paraíba voltou a aparecer ser destaque na imprensa nacional protagonizando a capa de nova…
Na noite desse sábado (06), policiais militares do 2º Esquadrão do ROTAM prenderam um homem…
Na manhã deste domingo (07), policiais do 5º BPM prenderam um suspeito em flagrante por…
A Paraíba terá 926 inscritos participando da segunda etapa do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU),…
O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (Progressistas), comentou ontem, sexta-feira (05) as movimentações que…