A Paraíba o tempo todo  |

Tudo pronto da para Romaria de N.S da Penha, que acontece neste sábado, em João Pessoa

Tudo a postos para a 247ª Romaria de Nossa Senhora da Penha. Em reunião ocorrida na manhã desta quarta-feira (24), na Secretaria de Gestão Governamental e Articulação Política (Segap), foi fechado o plano de ação da Prefeitura de João Pessoa (PMJP) para a realização do evento, que acontece no próximo sábado (27). A romaria sairá às 22h da Igreja de Lourdes, na Avenida João Machado, em direção ao Santuário da Penha, na praia de mesmo nome, fazendo um percurso de 14 quilômetros.

Equipes formadas por 148 agentes de limpeza da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) e de empresas terceirizadas prepararam as ruas por onde passará a procissão e o entorno do Santuário da Penha, realizando serviços de varrição, roço, capinação, coleta e pintura de meio-fio. Durante a romaria, alguns agentes de limpeza acompanharão o cortejo e outros ficarão em pontos estratégicos, fazendo a coleta dos resíduos que são deixados para trás pelos fiéis. Já na madrugada do domingo, equipes estarão recolhendo o lixo deixado pelos fiéis durante a caminhada.

A Diretoria de Manutenção da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) também investiu na melhoria da estrutura viária, com recapeamento, recuperação do asfalto, desobstrução de galerias, conserto de linhas d’água e reposição de tampas de bocas-de-lobo em quase todo o trajeto, além de reparos na iluminação pública. Todo o percurso será vistoriado na véspera da procissão, para eventuais consertos.

Trânsito– A partir das 17h30 do sábado, o entorno da Igreja de Lourdes será isolado nas seguintes ruas: Trincheiras com Alice Azevedo; Rodrigues Chaves com Nina Lima; Rodrigues de Aquino com João Machado. A Rodrigues Chaves terá o sentido de circulação invertido, para possibilitar que os veículos que vêm do Pavilhão do Chá pela Rua das Trincheiras possam ser desviados pela Rodrigues Chaves, passando por trás da Embratel, e retornando à Rua das Trincheiras.

No santuário, o isolamento será feito às 18h, sendo permitido apenas o trânsito de 60 veículos de moradores do entorno, previamente cadastrados na STTrans. A partir das 22h, com o início da procissão, todo o trajeto (João Machado, Pedro II, Via Expressa Padre Zé, Principal dos Bancários e Hilton Souto Maior) será acompanhado pelas equipes da STTrans, formadas por 50 agentes de trânsito, em 18 viaturas.

O acesso à passarela sobre a avenida D. Pedro II, na altura da sede do Ibama, será interditado pela Guarda Municipal, a partir das 20h. De acordo com o superintendente do órgão, José Bernardino da Silva, a decisão foi tomada pela PMJP como uma medida preventiva para evitar qualquer tipo de acidente. Ele enfatizou que a passarela só será bloqueada quando o trânsito estiver totalmente interditado pela STTrans.

Novidade – O Santuário de Nossa Senhora da Penha tem um novo monumento em homenagem à santa. Inaugurada em outubro passado pelo prefeito Luciano Agra, a estátua foi confeccionada pelo escultor J. Maciel. Na ocasião, o prefeito lembrou que desde 2005 a gestão municipal vem trabalhando pela melhoria da qualidade de vida da comunidade. “Faltava, no entanto, uma imagem da homenageada que tivesse a dimensão capaz de destacá-la junto à multidão que participa do evento”, disse.

A escultura de Nossa Senhora da Penha, que tem seis metros de altura, foi fundida em alumínio e pesa quatro toneladas. Foi colocada sobre um pedestal de aproximadamente um metro, totalizando sete metros. Na imagem, Nossa Senhora carrega na mão direita um cetro e, na esquerda, o Menino Jesus coroado. Ao seu lado, de joelhos, um fiel ora pedindo proteção contra o ataque de uma serpente. A figura de um réptil representa a proteção da Santa para o fiel.

Tradição – A tradicional Festa de Nossa Senhora da Penha tornou-se um evento de repercussão nacional, graças à adesão dos fiéis e visitantes que todos os anos comparecem durante os dias de festa. Atualmente, a romaria ocupa a terceira colocação em público nos eventos religiosos, com cerca de 250 mil fiéis participantes, número que cresce a cada ano.

Sob a coordenação da Segap, participaram da organização da festa os seguintes órgãos e secretarias: STTrans, Emlur, Guarda Municipal, Funjope e secretarias de Saúde, Infraestrutura, Educação, Turismo e Desenvolvimento Urbano.

 

PMJP

 

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe