A Paraíba o tempo todo  |

Trump, universidades e soberania das esferas

Trump está em uma batalha contra as universidades americanas. Ele tem buscado restringir o acesso de alunos estrangeiros e retirado fundos destinados às universidades, além de tomado medidas criminais contra alguns estudantes.

As alegações de Trump são que 1) várias universidades foram tomadas por discursos contrários a valores americanos, 2) existe uma cultura antissemita em algumas universidades, e 3) muitos estrangeiros usam o visto de estudante como porta de entrada para permanência ilegal nos EUA. Tudo isso é verdade!

Com base na doutrina da soberania das esferas, é possível afirmar três coisas: 1) a autoridade das universidades em seu âmbito de atuação vem de Deus, não do Estado; 2) o Estado pode intervir pontualmente nas universidades para lidar com alguma injustiça; e 3) nenhum Estado pode, arbitrariamente, retirar a autoridade das universidades.

As ações de Trump tentam resolver pontualmente injustiças nas universidades ou submetê-las à sua ideologia? Por mais que existam injustiças e ilegalidades que precisam ser combatidas nas universidades, a cruzada de Trump ameaça a liberdade acadêmica e a autonomia universitária e nem sempre respeita o devido processo legal.

O que justifica querer restringir acesso de alunos estrangeiros senão xenofobia? O que justifica punir estudantes por discursos politicamente problemáticos, e até criminosos, sem o devido processo legal? O que justifica retirar todo o fundo das universidades senão para submetê-las à vontade do Estado?

Para o cristão, o juízo sobre ações políticas nem pode repousar sobre a pessoa do governante, nem em suas supostas boas intenções e nem pode justificar um avanço desmedido do poder do Estado sobre outras instituições sem respeito a devido processo legal. Trump pode estar criando um Estado assustadoramente poderoso contra indivíduos e instituições.

Anderson Paz
PB Agora


    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe