Nas eleições de 4 de novembro de 2025, nos Estados Unidos, os democratas saíram vitoriosíssimos, enquanto os republicanos ficaram a ver navios. A Califórnia confirmou a vitória democrata na Proposição 50, e em estados como Virgínia e Nova Jersey o partido azul também consolidou sua força.
Mas a cereja do bolo foi Nova York! O democrata Zohran Mamdani, nascido em Uganda, de ascendência indiana, chegou aos Estados Unidos aos 7 anos de idade, onde cresceu, estudou e se formou em Bowdoin College, no estado do Maine. Com ideias jovens, progressistas e uma habilidade notável para dialogar com diferentes setores da sociedade, tornando-se o primeiro prefeito muçulmano da história da cidade de Nova York.
Importante dizer: não há qualquer evidência de que Mamdani seja “islâmico radical”, ele é um político democrático, engajado e atento às causas sociais.
Enquanto isso, Donald Trump amarga uma noite difícil: sem grandes vitórias republicanas em cidades importantes, vê o mapa político se inclinar novamente para o lado democrata. Se não mudar de estratégia, a vaca vai para o brejo nas eleições de meio de mandato em 2026.
Elcio Nunes
Cidadão Brasileiro








