A Paraíba o tempo todo  |

Trump fala em Davos em meio a ameaças tarifárias contra aliados europeus

Foto: World Economic Forum/Mattias Nutt

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, participará do Fórum Econômico Mundial de Davos, na Suíça. O discurso de Trump está programado para quarta-feira (21), às 10h30 (horário de Brasília), e deve durar aproximadamente uma hora.

A presença de Trump no resort de montanha suíço é amplamente aguardada em meio a uma turbulência global, com recentes ameaças tarifárias a países europeus em meio a sua intenção de tomar a Groenlândia.

Trump também deve realizar um pronunciamento na reunião do Conselho de Paz, às 6h30 (horário de Brasília) de quinta-feira (22). A Casa Branca anunciou neste mês o grupo que supervisionará a reconstrução de Gaza, e será encabeçado pelo presidente norte-americano.

O “Conselho Executivo Fundador” do grupo incluirá o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, o enviado especial de Trump, Steve Witkoff, o genro do presidente, Jared Kushner, e Tony Blair, ex-primeiro-ministro britânico.

O Brasil recebeu o convite para participar do Conselho da Paz, em convite direto de Trump para Lula, por meio do Itamaty. O governo brasileiro avalia a proposta com cautela.

O encontro anual da elite global na Suíça, principal centro de debates da economia mundial, começou nesta segunda e segue até sexta-feira (23).

O segundo dia do Fórum, terça-feira (20), marca exato um ano do retorno de Donald Trump à Casa Branca. Além dos discursos programados, o presidente dos EUA também deve se reunir com líderes empresariais globais.

Nesta quarta, além de Trump, também participam do Fórum Jensen Huang, presidente e CEO da Nvidia, Jamie Dimon, presidente e CEO do JPMorgan Chase, e Javier Milei, presidente da Argentina.

O evento ⁠afirmou que mais de 3 mil delegados de pelo menos 130 países estarão presentes este ano, incluindo 64 chefes de Estado e de governo, especialmente de economias emergentes.

Tarifaço pela Groenlândia

No sábado (17), o presidente dos EUA anunciou uma sobretaxa de 10% aos países europeus que enviaram tropas para exercícios militares na Operação Arctic Endurance, realizada na Groenlândia.

Com CNN

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe

      Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/newpbagora/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464

      Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/newpbagora/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464