Categorias: Paraíba

Trecho do Retão de Manaíra é interditado para conclusão de serviço da Cagepa a partir desta segunda

Considerada um dos maiores investimentos em infraestrutura de saneamento da história da capital, a obra da nova Estação Elevatória de Esgotos Usina II e de seu respectivo emissário de recalque entra em sua fase decisiva. Para viabilizar a conclusão dos trabalhos, prevista para março deste ano, a Cagepa informa que realizará, a partir de segunda-feira (12) até o dia 2 de fevereiro, uma intervenção na Avenida Governador Flávio Ribeiro Coutinho (Retão de Manaíra), em João Pessoa, no trecho em frente à Top Pneus.

Para a execução dos serviços, será interditada uma faixa de rolamento em cada sentido da via. No trecho interditado, serão executadas atividades relacionadas à implantação de caixa de ventosa, estrutura essencial para o funcionamento do novo sistema.

Com a alteração no trânsito, a Cagepa orienta os motoristas a redobrarem a atenção ao trafegar pelo local. A companhia reforça que a intervenção é parte de um conjunto de ações estruturantes voltadas para a ampliação e modernização do sistema de esgotamento sanitário da Grande João Pessoa, beneficiando diretamente milhares de famílias e contribuindo para uma cidade mais limpa, saudável e resiliente.

Infraestrutura sanitária – Iniciada em março de 2024, a obra da Usina II está sendo executada pela Cagepa com um investimento de R$ 105,6 milhões, dentro do Projeto de Segurança Hídrica da Paraíba (PSH-PB).

A nova estrutura será responsável por coletar todo o esgoto dos bairros de Cabo Branco, Tambaú, Manaíra e Altiplano e bombeá-lo diretamente até a Estação de Tratamento de Esgotos do Baixo Roger. O novo trajeto deixará de passar pela Avenida Beira Rio, adotando uma rota mais eficiente e segura pelas avenidas Governador Flávio Ribeiro Coutinho e Tancredo Neves.

Compromisso com o futuro – Além de modernizar a infraestrutura urbana, a nova Estação Elevatória Usina II terá impacto direto na preservação ambiental e na melhoria da saúde pública, reduzindo riscos de vazamentos e contaminação do solo e da água. De acordo com o presidente da Cagepa, Marcus Vinícius Neves, a obra simboliza o compromisso do Governo do Estado e da Companhia com uma João Pessoa mais moderna, sustentável e preparada para o futuro.

“Essa é uma das maiores obras de esgotamento sanitário da história da cidade. Mais do que infraestrutura, estamos falando de saúde pública, desenvolvimento sustentável e respeito ao meio ambiente”, destacou.

Secom-PB

Últimas notícias

Tovar confirma presença em evento do PSD e anuncia filiação ao MDB na próxima janela partidária

O deputado estadual Tovar Correia Lima (PSDB) confirmou nesta terça-feira (27), que participará do evento…

27 de janeiro de 2026

Capitã Rebeca anuncia saída da Secretaria de Segurança de João Pessoa através de publicação nas redes sociais

A policial militar Rebeca Lopes, mais conhecida como Capitã Rebeca, anunciou oficialmente sua saída do…

27 de janeiro de 2026

Hervázio Bezerra confirma que fará oposição na ALPB e cita aliados do Governo que estariam insatisfeitos na base governista

O deputado estadual Hervázio Bezerra (PSB), confirmou nesta terça-feira (27), que inicia o ano legislativo…

27 de janeiro de 2026

Cícero confirma que decisão sobre vice cabe aos Cunha Lima, mas manda recado: “Não quero vice para ter retrato em chapa”

O prefeito de João Pessoa e pré-candidato ao Governo da Paraíba, Cícero Lucena (MDB), afirmou…

27 de janeiro de 2026

CMJP retoma atividades com proposta de Frente Parlamentar pela Vida e Dignidade da Mulher

A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) volta as atividades legislativas no próximo dia 5…

27 de janeiro de 2026

Cícero culpa a Cagepa por despejo de esgoto nas praias de JP: “falta planejamento no tempo certo”

Em entrevista na noite de ontem (26), ao programa Frente a Frente, da TV Arapuan,…

27 de janeiro de 2026