Fonte: Marcello Casal Jr./Arquivo Agência Brasil
O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) começou nesta terça-feira (29), a convocar os 150.619 eleitores que ainda não realizaram a coleta da biometria para regularizar o cadastro eleitoral. A ação vai acontecer através de mensagens via aplicativo de WhatsApp através do número oficial (83) 3512 1500, certificado da justiça eleitoral.
A coleta de biometria pendente é uma iniciativa da Corregedoria Regional Eleitoral da Paraíba (CRE), que é a gestora do cadastro eleitoral no Estado. “Esses eleitores não fizeram a biometria por causa do período da Pandemia, quando esse serviço ficou sem ser realizado nos anos de 2020, 2021 e 2022”, lembrou o desembargador Márcio Murilo da Cunha Ramos, corregedor eleitoral.
Dos 150.619 eleitores da Paraíba sem biometria, 30.836 são de João Pessoa, 15.329 de Campina Grande e 5.478 de Santa Rita. A biometria é feita de forma gratuita. Basta comparecer ao cartório eleitoral ou central de atendimento munido de um documento oficial de identificação com foto.
Segundo o Coordenador de Gestão do Cadastro e Direitos Políticos do TRE-PB, Charles Oliveira, as mensagens vão começar a ser enviadas diretamente para o público-alvo nos números dos celulares constantes no cadastro de eleitores informados no último atendimento. “Nessa primeira etapa, contemplando aproximadamente 54.500 eleitores, o chamamento será realizado nos dias 29, 30 e 31/07/2025. O eleitor receberá na mensagem o período que terá que comparecer ao cartório eleitoral ou central de atendimento para efetuar a coleta de suas biometrias”.
A confirmação de que se trata de uma mensagem originada da Justiça Eleitoral pode ser feita observando o sinal de certificado ao lado de Tribunal Regional Eleitoral – PB, ou pelo número do contato que deve ser (83) 3512-1500. Abaixo da mensagem há uma opção ‘Tenho dúvida’, caso o eleitor queira falar com um atendente.
O cadastro da biometria proporciona a prevenção de fraudes, dando maior segurança nas eleições. Possibilita também a obtenção do Selo Ouro no aplicativo do Governo Federal Gov.br dando acesso a outros serviços. A biometria da Justiça Eleitoral também é utilizada por outros órgãos em ações de identificação civil, a exemplo da Prova de Vida.
Ascom TRE-PB
Acompanhe o PB Agora nas redes:
O deputado estadual Luciano Cartaxo esteve reunido, nesta quinta-feira (4), com a diretoria nacional do…
O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (MDB), evitou entrar na troca de acusações envolvendo…
O embate entre o vereador e ex-secretário de Cuidado e Proteção Animal de João Pessoa,…
A sessão desta quinta-feira (4), na Câmara Municipal de João Pessoa, foi marcada por um…
O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (MDB), questionou nesta quarta-feira (4), a atuação do…
As contas anuais do município de Riacho dos Cavalos, referentes ao exercício de 2023, foram…