A Paraíba o tempo todo  |

Trauma de João Pessoa terá Banco de Olhos

Já está tudo pronto para e funcionamento do Banco de Olhos que funcionará no Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa e será responsável pela captação de córnea, transporte, avaliação, preservação, armazenamento e disponibilização do órgão para pacientes inscritos na lista de transplantes. Antes, a exceção da captação e transporte, todo o processo era feito nas capitais do Rio Grande do Norte ou de Pernambuco, o que dificultava e atrasava a doação.

Uma inspeção técnica do Ministério da Saúde liberou o funcionamento do Banco, que vai trabalhar em regime de plantão 24h com uma equipe especializada em córnea formada por dois oftalmologistas, um enfermeiro e três técnicos na área.
Segundo a coordenadora adjunta, Camila Melo Gadelha, o Banco de Olhos já conta com toda estrutura física necessária para o pleno funcionamento: câmara de fluxo laminar, equipamento utilizado para a manutenção e preservação da córnea captada, além de sistema de refrigeração capaz de manter a qualidade do armazenamento.

A captação pode ser feita em qualquer unidade da rede hospitalar de João Pessoa. O Banco de Olhos trata e preserva a córnea doada e disponibiliza para a Central de Transplantes.
Diferente dos múltiplos órgãos, a córnea por ser retirada do doador até seis horas depois do óbito. Por isso, acrescenta Camila Melo, o êxito do transplante tem grandes chances de se concretizar, basta apenas o gesto de solidariedade da família ao consentir a doação.


Vocação para salvar e transformar vidas

Por tratar de casos de alta complexidade oriundos de todas as regiões do Estado, o Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa é um centro de saúde com potencial para eventuais doações. “A partir de agora nosso Hospital vai cumprir mais uma missão social para qual está vocacionado: mudar a vida de muitas pessoas que hoje precisam apenas de um ato de amor”, lembra o diretor geral do hospital, José Carlos de Freitas Evangelista.
 

Ascom Trauma

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe