Categorias: Paraíba

Trauma de João Pessoa lança campanha

PUBLICIDADE

Referência no atendimento a vítimas de queimadura na Paraíba, o Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena (HETSHL) lança na próxima terça-feira (8) a sexta edição da campanha de combate a acidentes com fogo e líquidos quentes.

O lançamento da campanha, que tem como slongan ‘Queimaduras: Marcas que Ficam para Sempre’, acontece no auditório do hospital a partir das 14 horas e vai contar com a presença da direção e da equipe da Unidade de Terapia de Queimados (UTQ), coordenadora pelo médico Saulo Montenegro. A campanha também promove o ‘Dia Nacional de luta contra queimaduras’. Durante a coletiva, serão distribuídos panfletos educativos e dado orientações sobre a prevenção e o procedimento a ser adotado em caso de queimadura.

Alerta – Este ano, além do período de festas juninas, os casos de queimaduras devem aumentar em virtude da realização da Copa do Mundo e das eleições gerais, quando fogos de artifício são usados nas comemorações. De acordo com dados da UTQ, as principais vítimas de queimaduras são crianças de até 6 anos de idade.

“As crianças são as maiores vítimas de queimaduras. Por isto, orientamos os pais a redobrarem a atenção nas festas juninas, principalmente com as fogueiras. Mas não devemos esquecer do perigo dentro de casa, com líquidos quentes na cozinha e com extensões e fios elétricos. Tudo o cuidado é pouco, pois as sequelas são permanentes”, frisou a coordenadora de enfermagem da UTQ do Hospital de Trauma, Beth Paiva.

Números – Faixas com as explicações de medidas preventivas sobre queimaduras serão afixadas nas recepções do Hospital de Trauma durante todo o mês de junho, como forma de chamar a atenção dos usuários. Dados do sistema de informação do HT mostram que do início de 2010 até o dia 31 de maio, a unidade atendeu 565 vítimas de queimaduras.

No ano passado, 2009, no mesmo período foram 508 casos. Já em 2008, o número foi menor, 504 vítimas. Comparados os atendimentos a queimados apenas no mês de junho, foram 149 em 2008 e 147 no ano de 2009. Já em relação ao período da Copa do Mundo, realizada em 2006, foram contabilizadas entre 9 de junho a 9 de julho daquele ano 160 entradas por queimadura.

Orientação – O melhor remédio é a prevenção, mas se ocorrer à queimadura, a vítima deve adotar certos procedimento. A orientação é molhar a área afetada com água fria corrente para hidratar e, em seguida, envolver a região com pano limpo e ingerir analgésico para aliviar a dor. Não se deve romper as bolhas e nem usar produtos como margarina, creme dental, entre outros. Em seguida, a vítima deve procurar o hospital para o tratamento especializado.

As queimaduras são lesões desencadeadas por um agente físico e podem ser classificadas como térmicas, elétricas e químicas. As térmicas, causadas por calor, são as mais frequentes. Costuma-se classificar as queimaduras de acordo com a profundidade da pele lesada. A queimadura de primeiro grau é mais superficial e caracteriza-se por deixar a pele avermelhada (hiperemiada), inchada (edemaciada) e dolorida, a exemplo da exposição prolongada ao sol na praia. As de segundo grau caracterizam-se pelo aparecimento da bolha (flictena), que é a manifestação externa de um descolamento dermo-epidérmico, e tem uma profundidade intermediária. Já nas queimaduras de terceiro grau surge uma zona de morte tecidual (necrose). É a mais profunda e a mais grave.

Últimas notícias

Paraíba registra a menor taxa de desemprego da história em 2025

A Paraíba vive um momento histórico no mercado de trabalho. De acordo com os dados…

20 de fevereiro de 2026

Cagepa denuncia pela quinta vez obra de drenagem da Prefeitura que danifica rede de esgoto em JP

A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) informou nesta sexta-feira (20) que, pela…

20 de fevereiro de 2026

Wellington Roberto defende participação na escolha do vice de Cícero Lucena: “Tenho que ser ouvido também”

Aliado do prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (MDB), na disputa pelo Governo da Paraíba,…

20 de fevereiro de 2026

Pré-campanha em Campina Grande movimenta auxiliares de Bruno Cunha Lima rumo a 2026

A cena política de Campina Grande começa a se intensificar na pré-campanha para 2026, com…

20 de fevereiro de 2026

VÍDEO: Mô Lima confirma apoio a Lucas Ribeiro ao Governo e reforça aliança com João Azevêdo e Nabor para o Senado

O vereador de João Pessoa, Mô Lima (PP), oficializou apoio ao vice-governador Lucas Ribeiro (PP)…

20 de fevereiro de 2026

“Deusdete está indo para o Tribunal de Contas, isso são favas contadas”, afirma líder do governo na ALPB

A ida do secretário de Infraestrutura e Recursos Hídricos da Paraíba, Deusdete Queiroga (PSB), para…

20 de fevereiro de 2026